sexta-feira, 25 de novembro de 2011

20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Hoje, comemoramos o Dia da Consciência Negra, data criada na década de 60 para reflexão sobre o sistema escravista e os direitos dos afro-descendentes. 20 de novembro foi a data da morte de Zumbi dos Palmares, personagem principal da resistência à escravidão no Brasil, que foi morto ao tentar mostrar a importância da cultura e do povo africano na manutenção da cultura nacional e principalmente, lutar pelo direito de cada indivíduo de ser livre e por ir e vir quando quiser, ter o livre arbítrio.
Peço aos leitores que reflitam sobre a importância dessa data e não a veja anualmente apenas como mais um feriado. Relembrem dados históricos para auxiliá-los na construção de tal consciência. Quando falamos em escravização dos negros, a impressão é de que isso ocorreu há centenas de anos, porém, o fim do cerceamento dos direitos dos negros só ocorreu em 1888, quando a filha de Dom Pedro II, Princesa Isabel, sancionou a Lei Áurea, que abolia a escravatura.
É difícil corrigir 500 anos de exclusão e entender as razões que alimentam o preconceito e a discriminação a cultura afro, que é parte do nosso dia-a-dia, da música que ouvimos, da gastronomia, mas principalmente, ela está nas nossas veias, faz parte do nosso DNA.
Como diz o anúncio da Câmara nesta edição, “a nossa cor hoje é o vermelho, cor do amor que une os corações de todos nós. Esqueçamos então, as designações de cores, etnias, raças, religiões. Vamos nos unir em torno do amor e com ele garantir a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
(*) Ananias Filho é presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis.

(www.atribunamt.com.br/?p=9)

 Deixe o seu comentário

LEI PROIBE FUMÓDROMOS EM TODO PAÍS

 fumopassivo.jpg
O Senado aprovou na terça um projeto que altera a legislação sobre o fumo. Com a aprovação fica proibido, em todo o país, o uso de cigarros em ambientes fechados, os chamados "fumódromos", sejam eles privados ou públicos.

O texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo. Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015. A expectativa é chegar a 2022 tendo reduzido a frequência de fumantes de 15% para 9% na população adulta.
(http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense-23/11/2011)

PARTICIPE: Você concorda com a Lei aprovada no Senado?  Justifique.