terça-feira, 31 de julho de 2012

O CONHECIMENTO MEDIEVAL



  A Idade Média iniciou-se no século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, e terminou no século XV, com a conquista de Ceuta ou com a queda do Império Romano do Oriente. Para compreender esta época, precisamos de saber que a ciência estava pouco desenvolvida e por isso o conhecimento era limitado. Apesar de o conhecimento ser limitado, esta época foi a base da informação que temos hoje, sobre muitas áreas da ciência.

  Na Idade Média, a religião era a explicação para muitos fenómenos naturais, como por exemplo, eclipses. Por outro lado, havia um conjunto enorme de superstições, por exemplo, cabeças de cão, entre outros. Apesar desta mentalidade supersticiosa e religiosa surgiram grandes nomes que se basearam em factos experimentais e que não acreditavam na Bíblia (Marco Polo, Roger Bacon, Pedro Abelardo…) como única e exclusiva fonte do saber. A religião condicionava a maneira de viver do Homem medieval, já que a sua vida quotidiana se desenrolava sob o signo da mesma religião.

  O Homem medieval acreditava que os eclipses eram sinais de Deus. Muitos nomes tentaram formular teorias, para explicar este fenómeno natural. Estas teorias foram utilizadas por muitos cientistas da actualidade para descobrir novos caminhos da ciência. Devido a nesta época haver vontade de procurar o conhecimento, Roger Bacon decidiu criar a ciência experimental. A ciência experimental consiste em criar uma teoria e de seguida provar que é verdade. Roger Bacon provou que a luz emitida pelos objectos era a chave para entender o Universo (arco-íris). Esta descoberta não foi aprovada pela igreja e por isso o descobridor foi preso.


1. COMPARE OS DESENHOS. QUAL SUA INTERPRETAÇÃO?
2. QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO MEDIEVAL?
3. QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO DA ATUALIDADE?

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR?

Menina estudando na biblioteca.

Quem é que diz que não há importância em estudar? O estudo é tão importante para as pessoas em sentido pessoal e profissional, devido ao aumento da competitividade no mercado de trabalho, pois em todas as profissões, sem exceção, é exigido certo grau de escolaridade.
Por mais chato que deva ser ir até a escola e estudar sobre diversos assuntos que você acha que não vai usar nunca na vida, é importante, pois se quisemos viver bem temos que conseguir um emprego, e isso só acontece através de muito estudo. Então se você quer ter uma vida e um futuro melhor, é bom que você comece a estudar, pois a educação é fundamental para o nosso desenvolvimento como ser humano. Não devemos deixar de acreditar do que somos capazes.

1. VOCÊ CONCORDA COM O TEXTO? JUSTIFIQUE.

PESQUISA DIVULGA ALUNOS COM ACESSO À INTERNET



ALUNOS DO FUNDAMENTAL (6º -8º) COM ACESSO À INTERNET EM CASA

                                               SIM: 32%
NÃO: 68%


ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ACESSO À INTERNET EM CASA

SIM: 40%
NÃO: 60%



TOTAL DE ALUNOS COM ACESSO À INTERNET EM CASA 

SIM: 35%
NÃO:65%


OBS. Foram entrevistados 235 alunos da Escola de Educação Básica Bertino Silva no segundo bimestre de 2012

1. COMENTE A SUA INTERPRETAÇÃO DA CHARGE ACIMA.
2. QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE O RESULTADO DA PESQUISA.
3. A INTERNET MELHORA OU PREJUDICA O SEU DESENVOLVIMENTO NOS ESTUDOS ESCOLARES? JUSTIFIQUE.