terça-feira, 28 de maio de 2013

O Filósofo Sócrates


Descreva sobre a vida do filósofo Sócrates e sua filosofia.

A Vantagem do Diploma

Trabalhadores com diploma universitário, conclui o Cadastro Geral de Empresas, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegam a ganhar até 219,4% mais do que pessoas com menor escolaridade. Entre os assalariados levados em conta na pesquisa, 82,9% não tinham nível superior e ganhavam, em média, R$ 1.294,70. No caso dos que cursaram o 3º grau, o valor médio alcançava R$ 4.135,06 mensais na época da realização do trabalho. A questão é que o país praticamente universalizou o acesso ao ensino fundamental, leva cada vez mais alunos ao ensino médio e criou uma série de facilidades para o ingresso no nível superior. Ainda assim, não conseguiu até agora convencer plenamente a sociedade da importância do ensino, para a realização pessoal e profissional. O estudo significa, em média, um aumento de 15% nos rendimentos dos trabalhadores. A questão é que os jovens brasileiros, particularmente os de famílias de menor renda, não têm uma consciência clara sobre o impacto que a escolaridade pode implicar em suas vidas. As razões do fato de um número tão elevado de adolescentes desistir dos estudos antes de concluir o ensino médio vão desde o desinteresse pelos conteúdos programáticos, até o excessivo número de repetência e a inadequação idade e série cursada, além da necessidade de ingressar mais cedo no mercado de trabalho.
( Artigo de opinião RBS - DC- 27/05/13)

1.Qual é o resultado da pesquisa realizada pelo IBGE?
2. Segundo o texto quais as razões de adolescentes desistirem antes de completar o ensino médio?
3. O que é preciso ser feito para os adolescentes continuarem estudando?

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cartórios de todo o país podem celebrar o casamento civil de casais gays


A nova resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento foi divulgada na edição desta quarta-feira (15) do "Diário de Justiça Eletrônico" (veja aqui). A regra só será considerada publicada nesta quinta-feira (16), quando começará a valer para todo o país.
Entenda a decisão do CNJ
O Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo das atividades do Poder Judiciário, obrigou todos os cartórios do país a cumprirem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de maio de 2011, de realizar a união estável de casais do mesmo sexo. Além disso, obrigou a conversão da união em casamento e também a realização direta de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Leia mais
 Pela decisão do CNJ, os cartórios não poderão rejeitar o pedido, como acontece atualmente em alguns casos. A regra ainda poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta,Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva.
Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. A recusa em concretizar o casamento, diz o texto, "implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis".
1. Qual é a sua opinião? Apresente os seus argumentos.

Enquete apresenta resultado sobre influências da internet e celular na aprendizagem escolar






Enquete realizada pelos alunos do 6ºano ao terceirão do ensino médio mostrou que 76% dos estudantes responderam que o uso da internet e do celular não prejudicam a aprendizagem escolar.

Escreva a sua opinião. De fato os alunos utilizam essas tecnologias com o objetivo de aprendizagem, ou apenas para passar mensagens? Se a aprendizagem ocorre, como e quando isto acontece?