terça-feira, 12 de junho de 2012

A TRAGÉDIA DE EDIPO REI

Édipo

 
A tragédia Édipo Rei, de Sófocles, é certamente uma das mais conhecidas do teatro grego. Nos dias de hoje, ela adquiriu uma significação diferente da original, pois Freud, o pai da Psicanálise, analisou-a à luz dessa ciência e fez dela um dos alicerces da sua teoria.

Originalmente, a história de Édipo é, acima de tudo, o drama de um homem buscando fugir do seu destino. Laio, seu pai, foi responsável pelo suicídio de Crísipo, príncipe da cidade de Piza. Inconsolável, o pai de Crísipo amaldiçoou Laio, dizendo que, se tivesse um filho, deveria morrer pelas mãos deste.

Anos depois, Laio casou-se com Jocasta e tornou-se rei da cidade de Tebas. Para fugir de sua sina, ele evitava dormir com a esposa. Essa, no entanto, desejava muito ter um filho e, certa noite, embriagou o esposo e foi deitar-se em seu leito.

Quando o menino veio à luz, Laio ficou desesperado, e novamente buscou escapar da maldição, entregando-o a um pastor para que o executasse. O pastor, porém, compadeceu-se da criança e deu-a ao homem que pastoreava os rebanhos dos reis de Corinto para que a entregasse a estes. Pólibo e Mérope não podiam ter filhos e ficaram muito felizes com o menino, criando-o como se fosse seu.

Assim, Édipo cresceu acreditando ser filho dos reis de Corinto. Por isso, certa vez, ao consultar o oráculo de Delfos, pensou que era a eles que se referia a profecia. Disse o oráculo: "Você subirá ao trono de seu pai, tendo o assassinado primeiro. Depois, irá se casar com sua própria mãe e terá filhos que serão odiados por deuses e homens".

Apavorado, o jovem decidiu evitar tamanha desgraça, não retornando a Corinto. Tomou, então, o caminho de Tebas, sem saber que esta cidade era governada por seu verdadeiro pai. Dessa maneira, Édipo cumpriu seu destino, por mais que tentasse fugir dele.

Na mitologia grega, a sina dos homens era traçada pelos deuses antes mesmo de nascerem. E era impossível modificá-la, pois a vontade dos deuses era irrevogável.

A tragédia de Édipo, recontada neste volume por Stephanides, desenvolve essa problemática através da trajetória dramática do herói condenado a sofrer por um crime do qual era inocente.


QUAL A GRANDE LIÇÃO DA HISTÓRIA?

20 comentários:

  1. mostrar quem forao os grndes homens q participarao desde a pre historia ate a historia moderna

    ResponderExcluir
  2. conta a historia de uma criança que tinha uma profecia de matar de seu pai com medo seu pai mandou ele para longe.serto tempo depois a criança volta e incontra um homen na estrada e sem motivo nenhum ele o mata,esse homen era seu pai
    jordano eger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conta a vida de um menino que é regeitado pelo pai e que se vinga e se casa com sua propria mae sem saber
      aluna renata pinheiro 1 ano 2

      Excluir
    2. O pai nunca gostou de seu filho e até que un dia o seu filho pegou a liçao de matar o seu pai que resolveu se mudar para longe de seu filho
      aluno:LUCAS BAUER MARIAN

      Excluir
    3. Como vingança de ter sido sempre rejeitado,o menino mata o seu pai e casa-se com sua mãe.Quer dizer que todas as coisas que acontece na nossa vida e que vira passado um dia voltaremos e nos vingaremos dessas coisas.
      Jaiani Caroline Steffens

      Excluir
  3. que não devemos desviar de nosso caminho pois um dia voltaremos para ele
    jordano eger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE O DESTINO O PROPRIO HOMEN JA É CAPAZ DE CONSTRUIR,MAS DE INICIO A VIDA É QUEM TOMA OS PRINCIPIOS.
      FOI UM ATO INAPENSADO DO PAI EM QUE NEM IMAGINOU QUE O FILHO VIESSE A VOLTAR E SE REVIDAR.
      TALIA VERMOHLEN 1 ANO 2

      Excluir
  4. É que a gente sempre deve pensar que um dia a gente voltara para algumas de nossas lembranças do passado.
    Aluna:Carla Knaul

    ResponderExcluir
  5. Fala de um pai e de um garoto que sofreu muito. E no fim quando grande para se vingar de seu pai acabou casando com a própria mãe, sem saber.
    Que não devemos fazer coisas erradas, e que temos direito também de saber quem são nossos pais.
    By:Mari Kulkamp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala que nunca esquessemos o passado,e um dia voltaremos para se vingar.
      aluno;Juliano Marian

      Excluir
    2. fala de uma historia de um pai de um garoto que o maltratou quando criança depois de um tempo esse garoto volta e incontra um senhor na estrada os dois acabam brigando e ele mata seo proprio pái sem sabe. A liçao que nunca devemos desvia de nosso caminho ppois sempre voltaremos para ele.
      Bruno Celso Pfleiger

      Excluir
    3. A história que um menino mata o seu pai e o pai descobrio que o filho iria mata-lo e o mandou pra longe de casa.Mais passou se tempo e o menino encontrou um homem e o matou e era seu pai para casar se com a mãe.
      MAIKELLI SEIDLER

      Excluir
  6. O que é para acontecer acontece, nao importa se ta em outro lugar ou familha.

    Aluno; João Laurindo

    ResponderExcluir
  7. Não acho bem que existe uma lição nesta história, e sim uma grande amostra como a Grécia antiga é uma grande riquesa para a história, com seus impérios, grandes deuses e lendas...
    Luis Gustavo Schmidt 1º ano 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse homem tinha uma promesa, ele não queria ter filho, ai falou se tivese um dia um filho então que ele morrese, fosse matado pelo seu filho, então o pai abandonou seu filho e depois de muito tempo seu filho o encontrou no meu da estrada mais não sabia que era seu filho, então como foi uma promesa uma profesia sem motivo nenum matou aquele pobre homem na estrada sem saber que era seu pai e ele filho dele e que seu pai avia o abandonado.
      Aluna:Kétlin Luzia De Jesus Elias. 1 anoII

      Excluir
  8. Conta a história de um pai que não gostava de seu filho ai o menino tinha uma profecia de matar seu próprio pai, ai seu pai mandou ele para longe, depois de um certo tempo ele voltou para a sua cidade e encontrou um homem na estrada e acabou matando sem saber que era seu pai...

    Aluna:Scheila Karina 1 ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala sobre um pai que não gostava do seu filho a criança tinha uma profecia de matar seu pai e seu pai mandou ele embora,depois de um tempo ele voltou e se revidou sem dó nem piedade e assim a profesia se completou.
      ANA ELIZABETE GARCIA 1 ANO 2

      Excluir
  9. conta de um menino que mata o seu pai para casar com sua propria mae.
    aluno;marcos scheidt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala que um homem é morto por o seu proprio filho. E ele tenta fugir do seu proprio distino
      aluno:jair

      Excluir
    2. Como vingança de ter sido sempre rejeitado,o menino mata o seu pai e casa-se com sua mãe.
      Alunos:Rafael Weber e Leandro Koenig

      Excluir