terça-feira, 29 de abril de 2014

Atletas reagem ao racismo e fim de semana marca luta contra preconceito

Mais uma vez, o mundo do esporte teve atos de racismo. Na Espanha e nos Estados Unidos, o preconceito em competições esportivas geraram manifestações pelo mundo todo. Revoltados com as situações, os atletas inovaram nos protestos.
O protesto feito pelo brasileiro Daniel Alves foi o qual mais chamou a atenção da imprensa internacional. Após um torcedor jogar uma banana no gramado, o lateral pegou a fruta, comeu e seguiu atuando normalmente.
Depois do jogo, Daniel disse que isso já faz parte de sua "rotina". "Estou há onze anos na Espanha, e há onze anos é igual... tem que rir desses atrasados", falou.
Mesmo antes de Daniel Alves ser vítima do ato racista, o Botafogo entrou no gramado do Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, com as cores pretas e brancas de seu uniforme invertidas. Em uma faixa, eles explicaram a campanha #somosumsó.
"Se você não percebeu a camisa invertida, é porque a cor não faz a menor diferença", dizia a faixa levada pelos atletas.
A ironia de Daniel Alves em comer banana no gramado gerou uma onda de manifestações de celebridades nas redes sociais. A atriz Fabiana Karla, o apresentador Luciano Huck e o jogador Neymar foram algumas dos que deram força para a campanha #somostodosmacacos em que aparecem em fotos com bananas nas mãos.
Fonte:http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/04/28/atletas-reagem-ao-racismo-e-fim-de-semana-marca-luta-contra-preconceito.htm
RESPONDA:
1. Qual a sua opinião da atitude do jogador Daniel Alves, vítima de racismo?
2.É possível acabar com o  preconceito e o racismo no Brasil? Justifique.
3.Quais as causas do preconceito e do racismo?
4. Comente a frase do Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando uma pessoa por sua cor de pele ou religião. Pessoas são ensinadas a odiar. E se elas aprendem a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."

5. A campanha das redes sociais "somos todos macacos" não reafirma ainda mais o racismo? Justifique.

33 comentários:

  1. eu acho que não a maioria são os negros que sofrem ese tipo de abuso

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. ele agiu certo vamos acabar com o preconceito, que isso não ocorra mas.. aluno: evaldo

      Excluir
  3. acho isto de racismo uma bobagem mas isto só deu oque falar porque era um jogador de futebol isto é fosse uma pessoa normal não estaria na internet ou na tv mas como é uma pessoa famosa aparece em todos os meios de comunicação fermamda 1ano2 noturno

    ResponderExcluir
  4. eu acho o racismo uma coisa desagradavel para todos mas Daniel Alves mostrou que ja esta acostumado.

    ResponderExcluir
  5. sim. se ouver novas leins que punem as pessoas....aluno:evaldo

    ResponderExcluir
  6. 1.Quem fez isso deveria ser punido.2.Sim punindo quem pratica este ato de racismo.3.Muitas vezes porque está nervoso.4.que somos todos iguais.5.Não porque ninguém é mais do que o outro.

    Aluno:André da Cruz

    ResponderExcluir
  7. WÉLINHTON NATÃ ALVES
    resposta 1

    O jogador agiu de forma correta ao comer a banana, pois com um ato simples e sem violencia, ele fez muitas pessoas refletir sobre o tema "somos todos macacos"

    ResponderExcluir
  8. claiton zeitz
    resposta1

    o jogador agiu de forma correta comer a banana,pois ele quis dizer que somos todos macacos.

    ResponderExcluir
  9. 1-Ele fez certo pois ele não deve ser julgado pela sua cor mais sim pelo grande jogador que ele é.
    2-Sim se todos agirem com respeito com pessoas que são diferentes de cores ou ate mesmo de classes socias podemos construir uma sociedade sem preconceitos e justá.
    3-As vezes a falta de dialogo , o respeito entre as pessoas , a falta de educação , etc.
    4-É que a s vezes agente aprende a respeitar as pessoas pela educação que recebemos em casa.
    5-Não pois é uma forma de eles falarem que mesmo com as diferenças somos um familia.
    RAISSA 1ºano noturno II

    ResponderExcluir
  10. WÉLINHTON NATÃ ALVES
    resposta 2

    Não é possível acabar o rascismo mas sim diminuir a quantidade fazendo mais campanhas contra as pessoas de diferentes cores e raças e tambem investir mais em educação nas escolas principalmente

    ResponderExcluir
  11. eu acho que não são śo negros ou pessoas famosas sofrem de racismo pois cada um é de uma maneira ou cor diferente mas devemos ser iqual a todos independente rico ou pobre devemos ser como o jogador DANIEL SILVA o ato de pecar a banana do chão e comer foi para tornar publico que racismo é coisa para ser deixada para trás eu agora digo que somos todos macacos.

    ResponderExcluir
  12. 1º.Minha opinião é que o jogador fez bem em aceitar o ato do individuo e que há pessoas de todo jeito:pessoas boas e pessoas ruins.
    2º.Não sei se podemos acabar com o preconceito no mundo mais podemos tentar diminui-lo.
    3º.As causas do preconceito e do racismo são pouco investimento na educação e outros.
    4º.Esta frase trás uma mensagem que nos mostra como devemos ser e agir e não como maltratar e umilhar os outros.
    5º.pode até afirmar ainda mas o racismo mas nos mostra que a nossa cor ou estilo não nos faz diferentes.

    Jaison.1º ano II Noturno.

    ResponderExcluir
  13. 1-A minha opiniao e que ele nao deve de deixar por barato pois por muitas pessoas"IDIOTAS' somos discriminados .
    2-Na minha opiniao nao pois em algum lugar ainda havera algumas pessoas que so querem o mal para as outras.. pois para sermos preconceituosos ou racista basta falar qualquer coisa que machuque o outro e isso nunca vai acabar no nosso mundo.
    3-As causas e que as pessoas se sentem ofendidas,humilhadas por causa de suas cor,religiao, e com isso leva os racistas e os preconceituosos a praticarem cada vez mais isso.. quanto mais as pessoas reclamam mais eles praticam..
    4-Ele comenta que nois nao nascemos racistas e preconceituosos.. aprendemos a odiar com o passar do tempo, mais se nois somos capazes a aprendea ODIAR tambem somos capazes de aprende a AMAR....
    5- Eu acho que nao pois isso quer dizer que as pessoas sao todos iguai.
    ALUNA:Roberta Farias 1º II Noturno

    ResponderExcluir
  14. Andreia da Cruz 1º ano ll noturno 1-o jogador agiu certamente ao comer a banana, pois assim ele demonstrou que a gente não deve se deixar abalar por pessoas que só levam em consideração o preconceito.
    2-na minha opinião não, pois em qualquer lugar que seja, ha preconceito e racimo. eu posso ate dizer que não sou preconceituoso, mas é só uma pessoa me perguntar se eu gosto de conviver em uma sociedade com hetéros sexuais ou coisa parecida, minha reposta sera não! por isso digo que o racismo e principalmente o preconceito no nosso país jamais acabará.
    3-a principal causa do preconceito e do racismo é a falta de consideração que a pessoa tem com a outra. A gente tem que ter o respeito com todos mesmo que não goste daquela pessoa.Então eu digo que a principal causa é a falta de respeito.
    4-eu digo que essa é a pura verdade, pois se a pessoa odeia ela aprendeu com alguém e da mesma forma ela pode realmente aprender a amar sim, mesmo que isso leve tempo.
    5- não! pois isso quer dizer que somos todos iguais

    ResponderExcluir
  15. 1-A minha opiniao e que ele fez certo em comer a banana que o torcedor jogou no gramado porque so assim as pessoas se tocam que todos somos iguais e nao importa o nosso jeito de ser e de se comportar e principalmente a cor das pessoas.

    2-Eu acho que nao porque varias pessoas nao pensam nos outros so em si mesmo e so porque uma pessoa e diferente que a outra por exemplo mais pobre ou e da cor diferente ficam fazendo piadinhas.

    3-As causas sao principalmente as diferenças de cor de sermos mais pobre,etc...

    4-Ele fala que todos nois nao nascemos odiando alguem mais com o passar do tempo vamos aprendendo e se nois aprendermos o odiar tambem podemos aprender a amar..

    5-Eu acho que nao porque isso quer dizer que somos todos iguais.

    Aluna;ELIETE SCHEIDT 1º II noturno

    ResponderExcluir
  16. 1 - Quem fes isso deveria ser punido
    2 - Sim se todos fosem amigos nada disso aconteseria
    3- Muitas veses por nervosismo
    4- Que somos todos iguais
    5- Não porque nimguem e mais do que outro



    ResponderExcluir
  17. WÉLINHTON NATÃ ALVES
    resposta 3

    a falta de educação em casa, escola e a falta de convivio com a comunidade

    ResponderExcluir
  18. claiton zeitz

    2 não é possível acabar com o rascismo mais sim amenisar.

    3 a falta da educação em casa, na escola.

    ResponderExcluir
  19. 1-)foi uma atitude muito boa do jogador.pois pelo menos a pessoa q jogou se pois no seu lugar e viu q racismo não leva ninguém a lugar nenhum.
    2-pode ate ser se todas AS PESSOAS COLABORAREM E NÃO PRATICAREM MAIS.
    3-essas atitudes vem de casa se os pais ensinarem seus filhos desde pequenos isso pode acabar.
    4-e muito boa por que.a jente so aprende o q os outros ensinam e se os pais nos derem educaçao a gente aprende coisas boas como amar
    5-e so uma forma de dizer q todos somos iguais.de uma mesma familia

    ResponderExcluir
  20. José Carlos da Rossa
    1º Ano1


    1 Na minha opinião o jogador naõ feis nada errado pois isto foi uma prova que devemos dizer não ao preconceito.
    2 Naõ . Mesmo que naõ quereimos cometer o preconceito acabamos cometendo, acho que é muito dificio acabar com ele mas naõ custa tentar é com atos como de daniel que aprendemos.
    3 Acho que as pessoas fazem esas coisas sem pensar. Naõ devemos fazer para outras pessoas o que naõ quereimos para nós mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Renata Aparecida Alexandre
    1ºanoII Noturno

    1-Na minha opinião o jogador agiu certo,pois não se deve deixar levar pelo ato dos outros.Comendo a banana o jogador demonstrou que isso foi apenas mais uma prova de que devemos dizer sempre "NÃO" ao preconceito e não devemos deixar atos assim banais nos intimidar.
    2-Não.Pois o preconceito assim como o racismo é como um vício,mesmo que não queira comete-lo de uma forma ou de outra acabo cometendo.Acredito ser muito dificil acabar,mas enfim,não custa tentar.E é com atos como de Daniel que podemos diminuir essas maldades.
    3-Na minha opinião a sociedade comete esses erros sem pensar.Nunca devemos fazer para os outros o que não desejamos a nós mesmos.Outra causa é a falta de respeito,que cada vez mais torna-se uma preocupação,uma pessoa sem educação é como um cidadão inconsciente.
    4-Na minha opinião ninguem nasce sabendo,mas se você aprende a odiar tambem aprende a amar.

    ResponderExcluir
  22. 1-A atitude dele na minha opinião foi certa, foi uma forma engraçada de dizer não ao preconceito e mostrar que não devemos deixar essas coisas bobas nos intimidar e nos fazer sofrer.
    2-Acabar talvez seja algo muito difícil, mas diminui-lo podemos sim, é só dizermos não ao preconceito, cada um fazendo a sua parte. Seja ele por classe social ou raça
    3-As pessoas preconceituosas provavelmente não receberam educação, pois quem tem nunca faria algo do tipo. As pessoas que comete o racismo não se sentem bem, precisam humilhar os outros para se sentirem "superiores". São pessoas que se acham "superiores".
    4- Acho que a frase esta certa, bebes não são preconceituosos, aprendem a ser quando crescem, por influencia.
    5-Não, ela apenas nos diz que somos todos iguais, apesar de nossas diferenças, mais talvez a frase "Somos Todos Humanos", que também já apareceu em redes sociais representasse mais o que foi dito na anterior, o NÃO ao racismo.
    Rafaela Carolina Kreusch 1° ano I

    ResponderExcluir
  23. 1-A atitude do jogador foi correta, porque mostra pra algumas pessoas que o racismo não leva a nada e que ele não se importa com o que os outros pensam.
    2 -Acho que sim, se as pessoas começarem a se respeitar e não ficar julgando os outros pela raça e classe social.
    3-falta de educação, falta de respeito, e falta de consideração.
    4-A frase quer dizer que nós aprendemos o racismo com outra pessoa porque ninguém nasce odiando a raça de outra pessoa, isso alguém ensinou, pode ser um familiar, um amigo ou uma pessoa próxima. Porque alguns vendo o preconceito de outra pessoa acaba adquirindo ele também
    5-Não eles só estão querendo dizer que somos todos iguais, não importa a raça, a cor ou a classe social.
    Juciara Kraus Vargas 1 ano I

    ResponderExcluir
  24. Aldrovane Scheidt
    1-O jogador teve uma conciẽncia de que se os racista cometem esses atos e não tivesse uma reação isso sairia mais do controle como esta acontecendo hoje . Prescisamos reagir a agressoes como essas e que o racismo e algo desnecessario.
    2-Sim , reagindo e não deixar sair do controle.Não de um dia para o outro mais sim em um determinado tempo e agir em sociedade.
    3-causa vergonha ao sofredor do racismo e um motivo para se entregar a uma sociedade do mal
    4-Concordo pois se um cachorro pode ser ensinado a fazer truques , porque não uma pessoa a odiar ou amar.
    5-Talves depende da forma de ser interpretada a frase.
    3-

    ResponderExcluir
  25. 1 a atitude do jogador foi a de dar o troco no cara que tacou a bananas pois ele tacou a banana para descriminar o jogador e o jogador ao ajuntar a banana ele mostrou que nao e desse jeito .
    2sim e so cada um parar de fazer preconceito que vai acabando com o racismo e se uma pessoa fazer racismo comtra vc e so dizer que esta errado.
    3 a causa do preconceito e do racismo e as pessoas que se achao perfeitas e fazen preconceitos com outras pessoas .
    4-É que a s vezes agente aprende a respeitar as pessoas pela educação que recebemos em casa.
    5º.pode até afirmar ainda mas o racismo mas nos mostra que a nossa cor ou estilo não nos faz diferentes.

    ederson becker I ano noturno

    ResponderExcluir

  26. 1 Para mim o jogador Daniel estava serto pois a torsida estava erradaem jogar a banana pois todos são iguais
    2 Serra muito difisil pois é muito preconceito talveis um dia se as leis mudarem e as pessoas se tocarem do que esta acontesendo no dia a dia
    3Jeralmente são causadas pelas diferensas de cores e classes
    4Para mim eu acho que ele quis dizer que a educaçao e respeito vem de casa que des de criança os pais deveriam ensinar que éfeio pois a educaçao vem de casa
    5Eu acho que de serta forma ele esta serto pois talveis quis dizer que somos todos iguais que devemos respeitar um ao outro igual mesmo sendo negro ou pobre.

    ResponderExcluir
  27. 1 o jogador agiu certo pois não se intimidou se com o ato e rebateu comendo a banana , mostrou que não devemos virar a cara e fazer que não vimos nada mas sim resolver esta falta de educação...
    2 sim, não só no Brasil mas sim em todo o mundo com consciência, respeito, e educação pois todos somos humanos temos direitos e deveres seja rico pobre...
    3 diferenças de classes sexo cor etc...
    4hoje não se acredita mas em milagres desse tipo então a tendencia é a pessoa continuar o que é aprendido desde pequeno... eu não concordo com NELSON MANDELA.
    5 BEM SEGUNDO A CIÊNCIA VIEMOS DO MACACO ENTÃO ISTO NÃO É RACISMO MAS SIM A VERDADE...
    MATEUS P. RODRIGUES

    ResponderExcluir

  28. 1 Para mim o jogador Daniel estava serto pois a torsida estava erradaem jogar a banana pois todos são iguais
    2 Serra muito difisil pois é muito preconceito talveis um dia se as leis mudarem e as pessoas se tocarem do que esta acontesendo no dia a dia
    3Jeralmente são causadas pelas diferensas de cores e classes
    4Para mim eu acho que ele quis dizer que a educaçao e respeito vem de casa que des de criança os pais deveriam ensinar que éfeio pois a educaçao vem de casa
    5Eu acho que de serta forma ele esta serto pois talveis quis dizer que somos todos iguais que devemos respeitar um ao outro igual mesmo sendo negro ou pobre.
    João Paulo DE Souza

    ResponderExcluir