sábado, 3 de dezembro de 2011

09 DE DEZEMBRO, DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

De acordo com especialistas da área de ciência política, grande parte da população não relaciona os problemas do serviço público com a corrupção. Essa é uma das hipóteses para explicar por que a impressão de que o brasileiro é tão passivo diante da série de escândalos de irregularidades na administração pública.
Segundo a professora doutora em História Rita de Cássia Biason, hoje, como a situação econômica do país está mais estável, as pessoas veem como situações distintas a corrupção e a economia - diferentemente da época do impeachmente de Fernando Collor, por exemplo, em que a crise financeira foi fundamental para que as pessoas fossem às ruas.
Tivemos neste ano algumas mobilizações contra a corrupção pelo Brasil: nos dias 07 de setembro, 12 de outubro e 15 de novembro. Dia 09 e de Dezembro será o dia internacional de combate à corrupção. O calendário de mobilizações de 2011 começaram pelas redes sociais.
(Diário Catarinense - 01/12/11 - Mayara Rinaldi, p.4-5).

Poste seu comentário: Somos acomodados demais? Por que o brasileiro é tão passivo com a corrupção?

26 comentários:

  1. Não é certo generalizar pois nem todos são corruptos, muitas vezes votamos sem ver no que é melhor para a população, vendemos votos, votamos em qualquer um e por isso os culpados por tanta corrupção, os politicos estão la por que nos os elegemos, nos somos muito acomodados quanto a isso não corremos atras de nossos direitos e deixamos eles fazerem o que bem entenderem

    Micheli Bourdot 1º noturno

    ResponderExcluir
  2. A corrupção esta aumentando porque pessoas so pensam em dinheiro e mais dinheiro, os politicos que entram no senado eles entram com a ajuda do povo ou seja nóis que colocamos essas pessoas corruptas la dentro,para roubar mais e mais das pessoas, em vez de lutar pelo povo pela justiça, eles vão la encher os bolsos de dinheiro publico. Por isso que acho que as coisa justas começão por nóis brasileiros pois se não pedirmos nada en troca do voto eles talvez não aprenderiam tanto a pegar dinheiro publico.
    Gisele 1º ano noturno

    ResponderExcluir
  3. Eu sou contra essa lei pq se ñ o dia q me candidata vo me elege

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que nem todos os políticos são corruptos, e atualmente as pessoas estão generalizando demais essse tema. Política já está virando sinonimo de corrupção, algo que não deve acontecer. Só que tudo isso está em nossas mãos, pois quem elege os candidatos somos nós!
    Tainara Cristina de Souza
    1º ano N

    ResponderExcluir
  5. hoje em dia a corrupção se torna cada vez mais comum claro que nem todos são corruptos mais a maioria é pois hoje em dia o dinheiro é mais importante que a dignidade na politica o que mais rola é dinheiro o que a pessoa vai fazer não importa mais se tem dinheiro tá dentro, e porque um pais tão corrupto ninguem é melhor que ninguem e não é o dinheiro que faz a pessoa mais para muitas o dinheiro é quem faz a diferença pense bem se, o dinheiro faz você uma pessoa melhor ?
    Aluna: Gabriela Gandin
    1 ano noturno

    ResponderExcluir
  6. Não devemos generaliza porque em todos os politicos sao corruptos, mas todos sabemos que alguns sao e esse que sao a culpa e de maior parte dos eleitores que começam a corrupçao em casa quando vendem o voto e depois acham que tem o direito de cobrar dos politicos.
    Luana Prim

    ResponderExcluir
  7. A corrupção está aumentando porque os políticos e outras pessoas importantes só pensam no dinheiro e não pensam de ajudar o povo.
    Aluno; JIliano Marian

    ResponderExcluir
  8. A corrupção no brasil esta aumentando,politicos,jogadores,cantores etc. só pensam mais em dinheiro,a maioria dos politicos,jogadores etc. muitos destes politicos pegam o dinheiro publico para gastar com sua vida pessoal,os jogadores só se envolvem em escandalos por causas de drogas,carros de luxo,mulheres bonitas etc.

    ResponderExcluir
  9. Os politicos estão fazendo muita corupção. Eles querem que o ensino vai mal para que não aja gente competente para assumir esse cargo, mais dizem que querem melhorar o ensino, isso é só promessa falsa,mas o pior é que a população acredita.

    Éliton Gabroel Hugen

    ResponderExcluir
  10. A corrupção no Brasil é cada ves mas frequente, os piliticos se fazem de espertos dizem que vao melhorar a educação, so que é tudo fasidade para que niguem tenho capacidade de chegar no lugar que eles estão, só que a população ingenua acredita nas suas promesas falsas!



    ASS:Airton Scheidt Filho

    ResponderExcluir
  11. As pessoas hoje não tem mais muita tanta atenção porque hoje é dificil ter os politicos que não são coruptos , eles pegam o dinheiro do povo e gastam na vida deles , e nos que não prestamos atenção e somos enganados por eles.

    Mauricio Hilleshein
    1 ano 1

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que nem todos os candidatos são corruptos pois somos nós que os elegemos. E hoje a politica está cada vez mais nojenta pois todo mundo ta levando a politica para o lado ruim das coisa.
    Aluna: Renata Beppler 1º ano I

    ResponderExcluir
  13. hoje em dia tem muita corrupção, mas claro que nem todas as pessoas são corruptas mas hoje em dia o que mais importa para muitas pessoas é o dinheiro eles não se importam com a dignidade se são dignos ou não o que eles querem é dinheiro.aluna;caroline fernanda gonçalves. 1ano1

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião hoje em dia a politica esta sendo vista apenas só com candidatos ruins ou seja corruptos, mas nem todos são. A politica esta em nossas mãos, pois quem os leva ao poder somos nós !
    Aluna: Isabella P. de Andrade

    ResponderExcluir
  15. Hoje em dia a maiordos politicos preferem ser corruptos do que serem honestos pois eles fazem tudo por dinheiro. Eles acabam esquecendo das pessoas do nosso páís que estão passando necessidade.Esse dinheiro que eles deveriam usar na sociedade, eles estão gastando em coisas pessoais.
    ALUNA:MAIARA HOFFMANN HEINZ.

    ResponderExcluir
  16. No nosso pais a corrupção é muito constante, mais nem todos os politicos sao corruptos, mesmo assim a corrupçao vem aumentando porque as pessoas estao pensando so nelas mesmas e acabam vendendo seu voto em troca de dinheiro ou favores, sem pensar nas propostas dos politicos e nem no bem na sua comunidade.

    Marina 1ºI

    ResponderExcluir
  17. a corrupção esta cada vez mais aumentando em nosso pais e cada vez mais estamos nos tornando passivos e acomodados com essa situação. O ensino esta cada vez mais precario, e é bem isso que os politicos querem para que assim ficamos mais "burros" e com poucas criticas a fazer e nos tornemos cada vez mais acomodados com a situação.apesar de tudo cabe a nos escolher os candidatos e lutar por um mundo com menos corrupção!
    ASS:Ivana Beppler

    ResponderExcluir
  18. a corrupção esta cada vez mais aumentando em nosso pais e cada vez mais estamos nos tornando passivos e acomodados com essa situação. O ensino esta cada vez mais precario, e é bem isso que os politicos querem para que assim ficamos mais "burros" e com poucas criticas a fazer e nos tornemos cada vez mais acomodados com a situação.apesar de tudo cabe a nos escolher os candidatos e lutar por um mundo com menos corrupção!
    ASS:Ivana Beppler

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que deverian so de participar que tem ficha LINPA.
    ALUNA;Claudia

    ResponderExcluir
  20. Bom, a corrupção em vez de diminuir está cada vez mais aumentando e com isso vem vindo a discriminação, o racismo, a desigualdade social etc...
    Aluna: juliana
    1º ano I

    ResponderExcluir
  21. A corrupção é um problema muito sério, que agrava muito boa parte da população, em vez de diminuir cada vez aumenta muito mais, as pessoas só pensam mais em dinheiro, luxo, mansões, devemos estudar e lutar para cada vez viver em um país melhor mais justo e igual...
    Fabiana Martins
    1ºano I

    ResponderExcluir
  22. EU ACHO QUE A CORRUPÇÃO É UM PROBLEMA MUITO SÉRIO QUE A CADA DIA ESTA SE AGRAVANDO MAIS E MAIS.HOJE EM DIA A CORRUPÇÃO É UM GRAVE PROBLEMA NÃO SÓ POLITICO MAS NA CULTURA NA SÁUDE ENTRE OUTROS CASOS.HOJE AS PESSOAS SÓ PENSÃO EM LUXO EM RIQUESA EM DINHEIRO MAS EU ACHO QUE DEVEMOS PRIMEIRO PENSAR NO NOSSO FUTURO NUM EMPREGO NUMA CAREIRA E COM ISSO VAZER UM FUTURO MAIS PROMISOR E NUMA VIDA SEM CORUPÇÃO...
    DAUANA SAMIRA SCHAFER

    ResponderExcluir
  23. A corrupção está aumentamdo cada vez mais,e isso acntece porque as pessoas pensam mais em dinheiro em lograr os outros e em vez de acabar esta aumentando.e isso tenque acabar.
    aluno:Carlos Pinhriro

    ResponderExcluir
  24. Eu penso que nem todos os políticos são corruptos, e atualmente as pessoas estão generalizando demais essse tema. Política já está virando sinonimo de corrupção, algo que não deve acontecer. Só que tudo isso está em nossas mãos, pois quem elege os candidatos somos nós!

    ResponderExcluir
  25. PRA CORRUPÇÃO ACABAR NO MUNDO SÓ SE O NOSSO PAIS VIRAR SOCIALISTA, POIS TODO MUNDO É CORRUPTO E DEVEMOS DE GENERALIZA SIM POIS QUEM NÃO É CORRUPTO PODE FICAR CORRUPTO.
    ASS: JEAN KNISS 1ª ANO VESPERTINO

    ResponderExcluir