segunda-feira, 25 de março de 2013

AMALA E KAMALA: as meninas-lobo



Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.
Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.
LEYMOND, B. Le development social de l’enfant et del’adolescent. Bruxelles: Dessart, 1965. p 12-14.

1. Qual é a mensagem do texto? Como a sociologia explica este acontecimento?


50 comentários:

  1. bruna merten 1 ano 1

    A mensagen do texto e que nen todas as pessoas uma e igual a outra e que cada uma tem seu jeito de ser e viver mais que ate muitas das vezes podem ate nascer um problema como o exemplo das meninas lobo no texto e que a sorte dessas pessoas e existe pessoas capazes e aptas a ajuda-las e que busca a recuperaçao dessas pessoas. A sociologia tem a ver com isso porque ela busca explicar tudo que ocorre em uma devida sociedade assim como a filosofia que busca querer saber o porque das coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essas duas meninas foram adotatas por um bando de lobos, elas ruivavam como lobos, comiam como eles,elas andavam como eleseles faziam igual a eles.
      carolaine bonikoski

      Excluir
    2. 1- que nem sempre agente deve seguir as efluências.
      as enfluências
      ass:adriel

      Excluir
    3. as meninas lobo reagem desda maneira porque uma parte do ser humano é instintiva mais outra é cultural então como os lobos por serem família delas passaram sua "cultura" e aprenderam e terem este determinado comportamento

      Excluir
  2. 1-Que nem toda pessoa é igual uma a outra e tudo isso é por causa da convivência que ela teve em quanto estava aprendendo a conviver com as pessoas mas elas estavam com lobos.



    Guilherme Augusto Vermohlen

    ResponderExcluir
  3. que cada um tem seu jeito de ser e de agir,modo de pensar e expressar suas maneiras de viver.
    Leandro koenig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que todas pesouas ten oseu jeito de ser ou de ajir tambem o seu jeito de expresar o seu jeito de viver todos tem o seu jeito de ser.

      aluno=LUCIANO DOS ANJOS

      Excluir
  4. a mensagem do texto é nem todas as pessoas não são iguais a outras cada um tem seu jeito exemplo as meninas lobo no texto e que a sorte dessas pessoas e existem pessoas capazes e aptar por a ajuda-las.a sociologia tem a ver com isso a partir que eles pensaram a pensar oque poderia ser feito parra ajudar elas.


    NEUDIR EDILSOM VARGAS

    ResponderExcluir
  5. 1-Que devemos de agradecer por termos uma família ,e que nem todos tem o mesmo gosto de viver,ou que tem que viver assim. A sociologia explica como esse acontecimento ocorreu por meio do lugar onde ocorreu ,ou da forma que aconteceu.

    Paulo Henrique França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1:que nem toda pessoa é igual a outra,e tambem se fosse ficaria chato e não teria graça,e faz com que a gente reflita,para agradecer todo dia por ter uma familia que apoia a gente nas horas boas e nas horas ruins
      carla roberta marian

      Excluir
  6. que cada um tem seu modo de ser e agir

    luiz f dias

    ResponderExcluir
  7. 1=toda pessoa aprende a viver do geito que é ensinada como aconteceu no caso das meninas lobo que deis de pequenas conviverão com lobos e ai se conportavão como lobo ou seja do jeito que se ensinado aprende a ser.
    aluno=itairã michel rossi.

    ResponderExcluir
  8. 1) Mostra que o jeito de ser da pessoa é influenciado por as pessoas que com ela convivem e pelo ambiente em que ela vive. A sociologia explicaria que a sociedade influência muito nas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Falava que as criancas pareciam que eram lobos e falava que Kamala viveu oito anos na instituição que a ajudou,a humanizar ela lentamente.

    Edilson M.Marian 1-ano_1.

    ResponderExcluir
  10. e que essas meninas só andavam de joelho e cotovelo no chão e faziam os trajetos muitos rápidos e elas também só comia carne crua ou só podre e Kamala viveu 8 anos na instituição se recuperando um pouco antes de morrer mais ainda levou 6 anos para começar a andar um pouco.
    Aluno;Gabriel Gustavo Scheidt

    ResponderExcluir
  11. A mensagem do texto , é que devemos agrede sermos que termos uma família e que somos normais. A sociologia mostra que nem todas as pessoas são iguais umas as outros.
    Ricardo Muller

    ResponderExcluir
  12. A mensagem do texto fala que as crianças paresiam lopos e que se comportavam como lopos, seu irmão kamala foi tendo conhecimento de poucas palavras mas foi tendo um pouco de conhecimento com as pessoas

    Jean

    ResponderExcluir
  13. A mensagem do texto , é que devemos agrede sermos que termos uma família e que somos normais. A sociologia mostra que nem todas as pessoas são iguais umas as outros.
    Ricardo Muller

    ResponderExcluir
  14. e porque as pessoas fazem as coisas muitas vezes não por causa que ela que mas sim porque ta na moda ou e legal todo mundo tem.que a sociologia influencia as pessoas a pensar antes de fazer as coisas as consequencias e como fazer elas!!

    aluno:andersom hilhesheim

    ResponderExcluir
  15. 1- mostra que o modo como as pessoas vivem é influenciado por toda a sociedade. Que as pessoas nao tem opião propria , a maioria vai na opinião dos outros . é aquela velha frase " eu nao fasso isso porque o outro também nao fraz" . acho que cada um deveria ter uma opinião pŕopria e nao se importar com o que o outro faz ou deixa de fazer. A sociologia influecia muito na vida da sociedade em geral.

    Maiara Eger

    ResponderExcluir
  16. 1.Que cada pessoa tem seu modo de ver,sua opinião propria e suas caracteristicas diferentes uma das outras.


    Carolaine Schwambach 1-ano.1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-todos tem o seu modo de ver as coisas ,e ter a sua propria opinião

      gabriela apa- bauer

      Excluir
  17. É QUE CADA PESSOA TEM O SEU JEITO DE AGIR E DE PENSAR E EXPRESSAR A SUA MANEIRA DE VIVER


    EDSON PEREIRA 1º ANO V

    ResponderExcluir
  18. é que cada tem um jeito de se ajir expressamente a sua maneira de viver na sua socidade.


    leandro may

    ResponderExcluir
  19. Na minha opiniao cada um tem o seu jeito de agir e pensar depedente da sua cor ou seu jeito de ser.



    natalia elias 1ano

    ResponderExcluir
  20. Como as pessoas são influenciadas pelo meio e pessoas (ou não) em que vivem. A sociologia explicaria como a influencia de um grupo ou sociedade pode mudar a vida de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  21. gosteis da suas opiniao sao muito boas para depedente as meus jeito e se muito carete claro
    1ano
    2 by leize aparecida kammer

    ResponderExcluir
  22. 1.Agradecer por ter uma familia que apóia,e ter a certeza que as pessoas nao sao iguais e claro que isso seria muito chato..lidiani

    ResponderExcluir
  23. que uma pessoa pode se adaptar com qualquer estilo de vida
    e que os animais podem amar uma pessoa do mesmo modo que ele amaria seu filhote

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que as pessoas podem adaptar qualquer modo de vida e que um animal pode amar uma oessoa como seu fihlote.

      jefersson vermohlen

      Excluir
  24. O texto tenta dizer que é impossível viver fora de uma sociedade, e que os humanos podem se adaptar rapidamente

    ResponderExcluir
  25. O texto fala que as pessoas podem se adaptar rapidamente a diferentes tipos de ambientes. E que por isso conseguem viver fora de uma sociedade civilizada.
    Larissa 1ºano II

    ResponderExcluir
  26. O texto explica que as pessoas em uma sociedades são influenciadas pelas outras, no seu modo de vestir, comer, falar... A sociologia diria que as pessoas se influenciam na sua sociedade.

    ResponderExcluir
  27. O texto explica que as pessoas em uma sociedades são influenciadas pelas outras, no seu modo de vestir, comer, falar... A sociologia diria que as pessoas se influenciam na sua sociedade.

    Tayla Cristina

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. 1) O texto fala que as pessoas são muito influenciadas de acordo com quem vivem e como vivem, mas não podemos também generalizar isso.A sociologia explica isso falando que as pessoas tem a tendencia de se comportar de acordo com as outras pessoas que ela se relaciona dentro da sociedade.

    Gustavo de Souza Gonçalves

    ResponderExcluir
  30. 1-permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social, como não tinham contato com humanos, só com lobos agiam como eles,não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar roupas,calçados,não saberiam conviver com humanos...

    ResponderExcluir
  31. 1- Isso prova que as pessoas são influenciadas pelas que com ela vivem, desde o começo da vida a gente tenta imitar os mais velhos e foi isso que aconteceu com elas tanto no tempo em que elas moravam com os lobos até o tempo que elas foram tentar se habituar como pessoas normais.

    Fernanda Batista

    ResponderExcluir
  32. 1-O texto nos mostra que somos vulneraveis ao meio em que convivemos,e estamos dispostos a enfrentar e realizar atos conforme a educação que nos é ensinado.Se crescemos em uma familia e uma sociedade que ensina a pratica do bem e nos é ensinado as atitudes corretas seremos cidadãos do bem.ao contrario se de pequenos vivermos em uma rotina de brigas,drogas
    desavenças seremos cidadãos do mal.Isso quer disser que onde vivemos influencia no que seremos futuramente.
    A Filosofia nos explica que somos influenciados no meio em que vivemos e tudo que fazemos e expressamos.Por exemplo o modismo que nos é transmitido através da tv.Se algum artista famoso usa uma roupa ou corte de cabelo varias pessoas usarão somente porque os outros acham bonito ou não.

    Fernanda Regina






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode provar que as pessoas são ifluenciada pelas as outras de seu modo de agir,como se veste,estilo,como age entre outros.

      Ana L. de Aguiar.
      1ANOII

      Excluir
  33. 1- mostra que as pessoas se adaptam conforme o mundo que vivem.
    camila 1º II

    ResponderExcluir
  34. 1- Que as pessoas fazem as coisas muitas vezes não porque elas gostam, mas sim por causa da opinião dos outros e também, não fazem as coisas por conta própria sempre fazem as coisas pela ideia dos outros.Que a sociologia influência as pessoas no modo de agir e principalmente no modo de pensar.


    marques filipe henckel

    ResponderExcluir
  35. 1- Isso mostra que sempre queremos imitar as pessoas que compartilhão nosso anbiente. Tipo o módo de (falar,andar e agir.)

    1 ano II

    aluno:Douglas Alves

    ResponderExcluir
  36. Quer dizer que as características humanas dependem do convívio social. Como elas não tinham contato com humanos, agiam como os lobos, essa era sua "família".

    Luiz Eduardo

    1 ano II

    ResponderExcluir
  37. FALA QUE AS PESSOAS SÃO CONFORME O SEU MEIO ONDE ELAS VIVEM, SE ELAS VIVEM NUMA FAMÍLIA QUE SÓ BRIGA CONSCEQUENTEMENTE ELA VAI SÓ BRIGAR QUANDO CRESCER, NO CASO DAS MENINAS ELAS SÃO ASSIM POR QUE VIVERAM EM MEIO A LOBAS POR ISSO AGIAM COMO LOBAS.
    JÉSSICA KRAUS 1 ANO 1

    ResponderExcluir
  38. Oque vocês entendeu na leitura essa foi uma pergunta que meu professor fez pra gente eu não entendi nada

    ResponderExcluir