"A educação é um seguro para a vida e um passaporte para a eternidade". (Antonio Guijarro)
quarta-feira, 27 de março de 2013
A Era Digital e a Escola
RESPONDA:
1. A partir das imagens, que reflexões podemos fazer?
2. O uso dos celulares e da internet na escola podem ajudar ou atrapalhar o estudante? Justifique.
3. A Escola precisa mudar o seu jeito de ensinar e aprender com as novas tecnologias? Escreva a sua opinião.
Centro socioeducativo será construído no lugar do antigo São Lucas, em São José
Ainda assombrado pelos fantasmas do passado, o terreno que, um dia, abrigou o mais controverso centro de internação de adolescentes infratores de Santa Catarina ressurge aos olhos da sociedade com uma nova — e inovadora — proposta. O novo prédio que aos poucos se ergue lá, em Barreiros, São José, promete apagar a velha realidade e fazer com que o Estado tenha um centro socioeducativo que, de fato, consiga ressocializar os jovens infratores catarinenses.
O método aplicado no Case também será diferente. Vai do criticado punitivo e repressivo para as promissoras ações socioeducativas. O projeto arquitetônico foi baseado nesta estratégia. O prédio é quase três vezes maior do que o anterior: passa dos antigos três mil metros quadrados para 8,4 mil metros quadrados de área construída. As galerias e os antigos corredores escuros, por onde se acumulavam restos de comida estragada, animais mortos, esgoto a céu aberto e sanitários entupidos, darão lugar a alojamentos com cama, armário e banheiro, com, no máximo, três internos em cada quarto. As paredes descascadas pela infiltração e pelo mofo que escondiam denúncias de tortura e suicídios mal explicados, devem ganhar uma cor mais alegre — vermelha — que é para mostrar que os fantasmas do passado ficaram mesmo para trás.
Haverá ainda escola, salas multiuso para a realização de oficinas, teatro de arena, campo de futebol, quadras poliesportivas, ginásio, quiosques de humanização, capelinha e horta — tudo conforme as normas instituídas pelo Sinase. O complexo também leva em conta a segurança das mães dos internos, que, no antigo prédio, ficavam expostas ao sol e à chuva. Agora, terão quiosques especialmente construídos para conviver com os filhos.
— A previsão do projeto inicial era concluir a obra em 18 meses. Mas tivemos que antecipá-la justamente para não haver problemas. Isso significa que o novo Case será concluído, sim, na data certa. Daqui um mês já teremos as paredes levantadas.
Sâmia Frantz
samia.frantz@diario.com.br
RESPONDA:
1.Qual é a sua opinião sobre o projeto?
2.O que você entende por ressocialização de jovens infratores?
3.Qual é a sua opinião sobre a redução da maioridade penal?
terça-feira, 26 de março de 2013
Questões sobre Pré-história
RESPONDA EM FORMA DE GABARITO AS QUESTÕES ABAIXO:
Questões
sobre a Pré-História (respostas no final da página)
1.
A Pré-História pode ser definida como:
A
- O período em que os Dinossauros dominaram o planeta.
B
- O período anterior ao surgimento da escrita.
C
- O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização
grega.
D
- O período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de
pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.
__________________________________
2.
Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do
período da Pré-História conhecido como Paleolítico?
A
- Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.
B
- Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de
um chefe.
C
- Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de
ferro e construíam suas casas de madeira e argila.
D
- Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais,
usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.
__________________________________
3.
Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período
da Pré-História conhecido como Neolítico?
A
- O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e
escrevia textos em blocos de argila.
B
- A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema
político baseado na democracia.
C
- Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a
domesticação de animais.
D
- Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se
comunicarem.
__________________________________
4.
Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período
da Pré-História conhecido como Idade dos Metais?
A
- O homem passou a cunhar moedas e desenvolveu um avançado sistema financeiro.
B
- Na Idade dos Metais, os homens da Pré-História inventaram várias máquinas
de ferro e bronze, fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados.
C
- O desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, ferro e
bronze) trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.
D
- Embora conhecessem as técnicas de fundição de metais, os homens deste
período continuaram a fazer ferramentas de ossos e pedras lascadas.
__________________________________
5.
No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das
alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?
A
- A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos,
sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período
Paleolítico.
B
- Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e
escultura em madeira.
C
- Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que
surgiram neste período.
D
- Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor
suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.
A Influência dos Meios de comunicação
1) O que mostra as imagens? Você concorda? Justifique.
2) Escreva 2 pontos positivos e 2 negativos do uso dos meios de comunicação.
segunda-feira, 25 de março de 2013
AMALA E KAMALA: as meninas-lobo
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.
Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.
LEYMOND, B. Le development social de l’enfant et del’adolescent. Bruxelles: Dessart, 1965. p 12-14.
1. Qual é a mensagem do texto? Como a sociologia explica este acontecimento?
domingo, 24 de março de 2013
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO BRASIL
RESPONDA: 1) Descreva as cenas das imagens.
2) O que é e qual a importância do Patrimônio histórico?
Assinar:
Postagens (Atom)