segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O SISTEMA DE COTAS PARA UNIVERSIDADE

midiaecontrolesocial.blogspot.com
A política de cotas raciais foi implantada originalmente nos Estados Unidos. No Brasil, em vigos desde 2001, ela visa a garantir espaço para negros e pardos nas instituições de Ensino Superior. As universidades são livres para reservar cotas no concurso vestibular para negros, índios e estudantes oriundos de escolas públicas, sendo de normalmente 20%.
Qual é a sua opinião? O sistema de cotas agrava ou minimiza o racismo? Escreva e poste o seu comentário.

49 comentários:

  1. sou contra o sistema de cotas, e ele aumenta sim o racismo. Não só porque é negro ou índio que é pobre, existe pessoas de pele clara que tambem são pobres e muitos inteligentes e faltam oportunidades.dessa maneira quem ta sendo descriminado são os brancos. E também para entrar em uma universidade se deve entrar pela capacidade e não pela cor ou raça. que do mesmo jeito negros tem dificuldades brancos também tem, e que o que deve ser valorizado é a inteligência não a cor. E que os negros tambem tem a capacidade de entrar em uma faculdade pelo que eles sabem e não de onde eles vem.
    Loiane Cristina de Souza

    ResponderExcluir
  2. Eu sou contra porque a realidade dos Estados Unidos a do Brasil são bem diferentes no Brasil a maioria da população tem desendencia africana ou indigena.E se na constituição diz que devemos ter direitos iguais para todos isso deve valer em todos os lugares e não privilegiar alguns porque todos temos capacidade de aprender igual independente da condição financeira ou da cor e as contas só dão continuidade ao preconceito proque com isso ele vai ocorrer tambem nas universidades e vai gerar um problema cada vez maior.
    Luana Prim

    ResponderExcluir
  3. eu sou a favor pois com as cotas todos poderam ter os mesmos direitos de igualdades,apesar de tudo isso, o rascismo ainda existe pois nem todos são a favor das cotas apesar que deveriam ser pois todos tem o direito de estudar e participar da comunidade

    ResponderExcluir
  4. Eu sou extremamente conta cotas em universidades, alem do povo brasileiro ser na maioria descendente de negros ou indios, muita gente morreu lutando por um pais igual sem divisões, não é porque é negro que merece mais vantagens que os outros. Existem muitas familias de brancos que são mais pobres que familias negras. eu nao acho justo dar vagas a alunos que se sairam mais mal que outros so por causa da cor ou da raça, todos tem capacidade de estudar, se dedicar e passar.

    Micheli 1º noturno

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião todos nós teriamos que ter direitos iguais,eu acho que vai agravar o racismo não deveria ter esse sistema.
    aluno:Jefersson

    ResponderExcluir
  6. eu sou a favor pois com as cotas todos poderam ter os mesmos direitos de igualdades,apesar de tudo isso, o rascismo ainda existe pois nem todos são a favor das cotas apesar que deveriam ser pois todos tem o direito de estudar e participar da comunidade.

    Iara Guckert

    ResponderExcluir
  7. eu acho que todos nós temos direito de liberdade e os negros também são como nós,não devia de existir o racismo todos somos iguais.

    juliano marian

    ResponderExcluir
  8. Sou a favor as cotas nas universidades, pois é uma chance aos negros para entrarem em uma universidade. Além disso, eles sofreram muito no passado, e penso que isso é uma forma de recompensa a eles. Sem falar que os negros tem mais dificuldade para chegar ao ensino superior, porque a maioria deles tem que ajudar a família, trabalhar, por serem grande parte de classe média baixa e assim não tem como se dedicar aos estudos.
    Aluna: Tainara Cristina de Souza
    1º ano noturno

    ResponderExcluir
  9. Sou contra as cotas nas univercidades,por uma pessoa ser negra não quer dizer que ela precise de mais acesso aos estudos do que uma pessoa branca,as cortas devem seder oputonidades para todas as pessoas que pretendem seguir estudos em univercidades,mas sempre terá mais pessoas brancas ocupando as vagas nas univercidades,por conter mais população branca no Brasil,mas mesmo com tudo isso vai ter 10% de negros tendo vagas em univercidades.

    Aluna;Claudiana

    ResponderExcluir
  10. Eu sou contra o sistema de cotas para universidades, pois todos somos iguais, por isso os negros não devem ter vantagens sobres os outros.
    ROBSON MARIAN

    ResponderExcluir
  11. Eu sou a favor pois todos tem o direito de ter vagas nas universidades, pois se as universidades não tivessem essa lei as pessoas negras, índios e oriundos talvez não teriam chance de entra pela questão do racismo. Os brancos não olhariam a capacidade ou seja a sua inteligência de fazer as coisas assim como nós brancos fazemos eles até mesmo podem fazer melhor. As pessoas de outras raças tem os mesmos direitos que nós de pele branca. Precisamos deixar de ser racista ver que não somos só nos que precisamos de estudo para ser alguém mas todas as pessoas que existe ou seja de pele negra, índios, oriundos. Existem pessoas de várias raças, varios jeitos de viver e de agir mas todos são seres humanos e não bichos só porque são diferentes e todos merecem ter direitos.
    Aluna: Gisele Vermohlen 1º ano noturno

    ResponderExcluir
  12. Eu sou contra as cotas , pois ela aumenta o racismo
    ela discrimina as pessoas mais pobres ; negros .eu acho que todos deveriam ter liberdade e viver sem racismo .
    Aline

    ResponderExcluir
  13. EU SOU EXTREMAMENTE CONTRA AO SISTEMA DE COTAS,PORQUE AS PESSOAS NEGRAS DEVERIAM TER OS MESMOS DIREITOS AO ESTUDO DO QUE OS BRANCOS.MAS NAS UNIVERSIDADES NÃO É BEM ASSIM QUE ACONTEÇE,AS PESSOAS NEGRAS QUASE NÃO TEM MUITA CHANCE DE ENTRAR NUMA FACULDADE.EU NÃO ACHO JUSTO DAR VAGAS PARA PESSOAS QUE SE SAIRAM BEM MAIS MAL QUE OS OUTROS SÓ POR CAUSA DA COR,POR ISSO QUE EU SOU CONTRA AS COTAS PORQUE CADA PESSOA TEM O MESMO DIREITO DAS OUTRAS,DIREITOS IGUAIS PARA TODOS.

    ALUNA:FERNANDA CAROLINI RENGEL

    ResponderExcluir
  14. Ola turma .Todos tem direiros de ter uma orportunidade.Por isso sou a favor cada um tem sua personalidade de raça .Apesar de tudo isso o rascimo é muito violento no Brasil .Pois o negro tem o mesmo valor que um branco,nao é por ser negro ou indio que nao possa ter uma orportunidade os direitos deveria ser iguais,e ainda 20% é muito pouco.
    ADAIANA

    ResponderExcluir
  15. Eu sou contra as cotas decorrentes em univercidades pra alunos negros, por que toda pessoa deve ter direitos iguais a todos os demais, como os alunos brancos os alunos negros tambêm tem que estudar para conceguir ocupar sua vaga em uma univercidade brasileira.

    By:Dauana Samira Schafer

    ResponderExcluir
  16. sou contra o sistema de cotas para os negros. ele aumenta o numero de racismo pois tambem tem as pessoas que são de cor branca e que são pobres. por este motivo eu acho que todos devem ter direitos iguais. Eu acho que as cotas deveriam valer para as pessoas pobres porque existem pessoas de todas as classes,e passar a valer para os que tem mais capacidade e interesse pelo estudo.

    ResponderExcluir
  17. Na realidade os negro são,simplesmente usados somente para ser escravos.Alen de ter muito pouco ascesso a escolas entre outros direitos,que eles devia ter.Hoje os negros, não são mais tão descriminados como epocas atras.Eles so são um pouco menos lembrados por nos brancos,ou deixado mais de lado.Ser negro não quer dizer não ser humano, humano de cor diferente mas de pençamentos igual,aus brancos.
    Aluna FERNANDA REGINA BRUCH.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou contra cotas porque como tem pessoas negras pobres
    também tem pessoas brancas pobres, e isso não é justo pois todos tem direitos iguais.


    Aluno:carlos pinheiro.

    ResponderExcluir
  19. Olá gente.A minha opinião é que ainda é muito pouco para essas pessoas que eles o chamam de negros, indios e pobres pois poderia ser um pouco mais ou seja ate ou perto da metade uns 50% pra eles.O seja ainda sendo muito pouco tem bastante racismo e isso deve acabar mas não esta sendo bem assim pois esta cada vez mais aumentando o racismo e a maioria é entre os jovens isso é uma injustiça por isso o povo tem que dar mais respeito a eles pois eles são iguais a nois.Então vamos fazer a nossa parte.
    Valésia L Michahki

    ResponderExcluir
  20. Eu não concordo com as cotas para alunos negros em univercidades porque todas as pessoas devem sofrer o mesmo método para conceguir ocupar uma vaga de estudo, mas mesmo assim sempre irá ter mais alunos brancos por que a população brasileira tem mais pessoas de cor brancas que negra.

    By:Julio Scheidt

    ResponderExcluir
  21. Eu sou contra, pois com as cotas o preconseito aumenta cada dia mais todo mundo tem os mesmos direitos, direito de voto, saúde e estudo quantas pessoas brancas são mais pobres que as pessoas negras e mesmo assim acabam perdendo a bolça só pela cor e se você estivese em uma situação assim lutase para conseguir a bolça estudase muito e no fim perdese essa bolça só porque a pessoa que esta atras é negra com certeza você cometeria um grave chingamento sendo entendido como um preconseito com as cotas o preconseito nunca vai acabar, se for pensar as cotas já são uma forma de preconseito porque já estão diferenciando os 2 * então diga não as cotas e sim a igualdade.
    Aluna: Gabriela D. Gandin

    ResponderExcluir
  22. Eu sou contra, pois com as cotas o preconseito aumenta cada dia mais todo mundo tem os mesmos direitos, direito de voto, saúde e estudo quantas pessoas brancas são mais pobres que as pessoas negras e mesmo assim acabam perdendo a bolça só pela cor e se você estivese em uma situação assim lutase para conseguir a bolça estudase muito e no fim perdese essa bolça só porque a pessoa que esta atras é negra com certeza você cometeria um grave chingamento sendo entendido como um preconseito com as cotas o preconseito nunca vai acabar, se for pensar as cotas já são uma forma de preconseito porque já estão diferenciando os 2 * então diga não as cotas e sim a igualdade.
    Aluna: Gabriela D. Gandin

    ResponderExcluir
  23. Agrava pois todos tem que ter o mesmo direito.Pois não é o brasil que quer acabar com o racismo? Isso só acaba fazendo com que aja mais, todos são pessoas tanto faz a cor ou a raça.
    Aluno:Éliton Gabriel Hugen

    ResponderExcluir
  24. Agrava pois com isso não vais acabar com raçismo só vai aumentar.Pois brancos e negros tem que ter o mesmo direito.
    Aluno:Leonardo Scherer

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o sitema de cotas das universidades pois nã sou racista e também nem todo negro é do mal, e com esse sistema de cotas é uma oportunidade para os negros entrarem numa faculdade e virarem boms profissionais no mercado de trabalho assim nós fazemos do brasil um país de igualdade social e juntos podemos dizer; A UNIÃO FAZ A FORÇA.
    ALUNO JEAN KNISS 1ª ANO I

    ResponderExcluir
  26. Eu sou contra pois assim a discriminação aumenta, é como se a "turma" se dividisse em dois grupos, digamos assim: os que pagam e os que entarm pelo sistema de cota, assim os alunos pagantes podem pensar que os que entram pelo sistema de cota, so estao la por causa dessa polica, isso leva a descriminalização e ao racismo.
    Ass: Marina Engel França

    ResponderExcluir
  27. o racismo é ruim só prá quem sofre poís o branco e onegro devem ter o mesmo direito.
    aluno;Rodrigo fuck

    ResponderExcluir
  28. aluna;caroline fernanda gonçalves.eu sou a favor porque todos tenque ter direitos iguais.porque ás vezes uma pessoa não pode estudar num colégio por causa da cor da sua pele e eu acho que todos tenque ter direitos iguais.

    ResponderExcluir
  29. Eu sou contra pois a discriminação está cada vez maior no Brasil, e não deveria se ter essas cotas pois todos nós temos direitos iguais.
    Aluna: Renata Beppler

    ResponderExcluir
  30. Sou a favor pois todos deveriam ter direitos iguais,e a discriminação deveria de acabar.
    Aluna:Isabella

    ResponderExcluir
  31. Eu sou contra pois essa cota incentiva o aumento da discriminação, faz com que os alunos entrem em conflito entre si e acabam se dividindo em grupos.
    Ass: Ivana Beppler

    ResponderExcluir
  32. eu acho intereçaante pois os negros e pardos tambem tem seu lugar no mundo.
    aluno:Edilson

    ResponderExcluir
  33. eu acho que diminui o racismo pois se nos convivermos com eles nos vamos perceber que eles são iqual a nos só de cores diferentes.
    aluno; Mauricio Hilleshein

    ResponderExcluir
  34. sou a favor pois assim estao dando mais oportunidades as outras pessoas que eram descriminadas acho que isso ajuda a diminuir o racismo que hoje esta bem agravado...
    aluna:Inadri

    ResponderExcluir
  35. Eu sou a favor da cotas pois é o único jeito dos negros ter uma chance para mostra que tambem tem capacidade de ser uma pessoa de sucesso no mercado de trabalho, pois quando uma pessoa negra vive muito preconceito pela cor e não pelo seu caracter.Geralmente os negros não tiveram muita chance de estudar no passado e esse foi um jeito que o governo encontrou de dar uma oportunidade para que eles tenham uma vida melhor, e sem o estudo eles não vão conseguir.ALUNA:Maiara Hoffmann Heinz

    ResponderExcluir
  36. Eu sou a favor por que todos temos direitos iquais.Todos tem capacidades de ter sucesso de alcansar seus desejos ou seja de ter suas oportunidades para ter um futuro melhor
    aluna:maiara kammer

    ResponderExcluir
  37. Sou contra pois isso incentiva a discriminação, o rascismo, fas com que os alunos que não fazem parte dessas cotas começem a discrinar os alunos que usufruem delas com isso agravando o racismo e dividindo a universidade em grupos!
    ASS: Airton Scheidt Filho

    ResponderExcluir
  38. Bem, sou contra pois em vez dediminuir incentiva a discriminação, pois todos nos independentemente de sua cor, raça, religião,temos direitos iguais...
    Aluna:Fabiana Martins
    1°ano 1

    ResponderExcluir
  39. EU SOU CONTRA AS COTAS POR QUE SOMOS TODOS SERES HUMANOS TEMOS O MESMO DIREITO SE NEGROS PODEM TER COTAS POR QUE BRANCOS POBRES NÃO PODEM,POR MIM NÃO EXISTIRIA ESSA COISA DE COTAS NÃO EXISTIR POR QUE SE UM BRANCO ESTUDA MAIS QUE UM NEGRO, SÓ PELAS COTAS O NEGRO ACABA GANHANDO A VAGA DE UM BRANCO, QUE LUTOU PARA TER A SUA OPORTUNIDADE, SUA VAGA PARA SUBIR NA VIDA TENDO CADA VEZ MAIS OPORTUNIDADES !

    Aluna: KÉTLIN LUZIA DE JESUS ELIAS.
    1 ANO 2

    ResponderExcluir
  40. eu sou contra pois eles fazem de conta que os negros são tudo coitadinho e ai é que surge a discriminação porque eles começam a dizer que os negros são malandro mas nem todos pois tem muitos bem mais trabalhador do que qualquer um branco mas mesmo sendo trabalhador as pessoas muitasa vezes precisam de ajuda.

    ResponderExcluir
  41. eu sou contra pois eles fazem de conta que os negros são tudo coitadinho e ai é que surge a discriminação porque eles começam a dizer que os negros são malandro mas nem todos pois tem muitos bem mais trabalhador do que qualquer um branco mas mesmo sendo trabalhador as pessoas muitasa vezes precisam de ajuda.
    Aluno:Júlio De Oliveira Costa

    ResponderExcluir
  42. eu sou a favor o sistema de cotas, porque os negros e os brancos tem que ter o mesmo direito e se tiver o sistema pode que o racismo vai acabar.aluna;caroline fernanda gonçalves.

    ResponderExcluir
  43. Eu sou contra, pois cada um de nós somos independentes más com direitos e deveres iguais.E tambem acaba incentivando muito na discriminação principalmente contra os negros.
    Aluna: JULIANA
    1º ano I

    ResponderExcluir
  44. sou contra pois cada um fas sua escolha pois cada um tem direitos iguias tanto nos deveres quanto nos direitos. Acho bom abrir inscrições para os negros nas universidades pois eles sõ como nosso querem ser alguem no futuro.
    Aluna:Maria Helena

    ResponderExcluir