segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Redução da Maioridade Penal

 A questão em torno de mudanças na maioridade penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) voltou ao debate nacional após um rapaz de 17 anos confessar um assassinato em São Paulo um dia antes de completar 18 anos. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, chegou a defender mudanças na legislação para casos mais graves e reincidentes.

Posteriormente, a proposta foi questionada por autoridades. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que a redução é uma “ilusão”. Para ele, levar mais jovens à prisão não vai ajudá-los a sair do crime. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também se posicionou contra a alteração na maioridade penal.

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo afirmou que o sistema penitenciário do país não está preparado para este tipo de mudança. “As unidades prisionais brasileiras lamentavelmente são verdadeiras escolas da criminalidade”. Na opinião dele, colocar o adolescente no presídio cria condições para que o infrator se integre ao crime organizado. “A violência que vivemos hoje tem a ver com o crime organizado comandado de dentro dos presídios. Por isso não vejo nenhum resultado em uma proposta dessa natureza”.

1. Qual é opinião dos personagens do texto? Quais são os argumentos?
2. Qual é a sua opinião? Quais os seus argumentos?


22 comentários:

  1. 1- Eles falam que a redução da maioridade penal é uma ilusão, pois com os jovens nos presídios, os levará cada vez mais ao mundo do crime.
    2- A minha opinião é a mesma citada no texto, acho que a redução da maioridade penal não deveria existir no Brasil, pois é no presídio que cada vez mais estão os chefes de quadrilhas.

    Luiz Eduardo

    1 ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.A opinião deles é que com os jovens nos presídio, os levará para o mundo do crime


      Carolaine Schwambach

      Excluir
  2. 1- eles falam sobre a redução penal.mas eu acho que ficar dois ou tres anos em um centro de reabilitação não vai adiantar porque ao sair eles voltarão a cometer novamnte.

    Leandro Koenig 1º ano I

    ResponderExcluir
  3. 1)Geraldo Alckmin defende mudanças na legislação para casos mais graves e reincidentes. Gilberto Carvalho, disse que a redução é uma “ilusão”, para ele, levar mais jovens à prisão não vai ajudá-los a sair do crime. E o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo afirmou que o sistema penitenciário do país não está preparado para este tipo de mudança, ele acredita que as prisões brasileiras são escolas da criminalidade,e que os jovens irão sair de lá pior do que quando entraram.
    2)Eu sou a favor, acredito que se o jovem teve idade suficiente para cometer o crime deve ter idade o suficiente para assumir as consequências, tendo assim responsábilidade sobre seus atos.

    ResponderExcluir
  4. 1-Falam da redução da maioridade penal é uma ilusão por que levam os jovens nos presídios e aumenta cada vez mais o ato de cometer mais crimes.
    2-Na minha opinião deve ter a redução da maioridade penal se o jovem cometeu o crime deve paga por o que ele fez ou se não todos jovens vão pensar em sai matando todo mundo e não será punido.
    Eduarda E. Kreusch 1º I

    ResponderExcluir
  5. 1=falan que a redução da mioridade penal é uma ilusão.e como s jovens nos presidios.os velara cada veis mais ao mundo do crime.
    2=a minha opinião é que se o jovem enfrator ver como é ruim viver num presidio capais que eles se concientizão e não voutão a inflingir as leis.

    aluno=itairã rossi

    ResponderExcluir
  6. 1-Eu acho que os jovens se revoltão mais ainda depois de presos.
    2-Eu sou a favor disso porque se os jovens podem roubar também podem ser presos.

    Guilherme Augusto Vermohlen

    ResponderExcluir
  7. 1-Falam que a redução da maioridade penal é uma ilusão,porque os jovens se revoltam e vão cometer cada veis mais crimes.

    2-Eu sou a favor dessa lei,porque os jovens devem saber que o crime não compensa, e que devem obedecer as leis.

    Paulo Henrique França.

    ResponderExcluir
  8. 1=eles falam que a redução da maioridade penal fas bom pra todos para eles pensar no que eles vam faser quando sair dela se eles vam pegar um emprego ou querem viver no mundo das drogas.
    2= a minha opinião é que quem querem se da bem não vai pro mundo das drogas.

    aluno= Luciano dos anjos

    ResponderExcluir
  9. 1-falava que a redução de adolecentes e jovens na pena acaba sendo uma ilusão com eles em presidios,acaba levando cada vez mais ao redor do mundo vai ouver crimes.
    2-eu acho que quem apronta um ato criminal deve se punido mais de acordo com o tamanho do crime a pena ou a prisão deve ser.

    aluno-Edilson M Marian 1-ano 1,

    ResponderExcluir

  10. 1- eles falam que cada vez que um jovem e preso mais ele se interessa mais no crime

    2-minha opinião é que os jovens tem que deixar o crime

    ResponderExcluir
  11. 1-fala que a redução da maioridade penal é uma ilusão, pois com os jovens nos presídios, os levará cada vez mais ao mundo do crime.
    2-Eu acho que a redução da maioridade penal não deveria existir no Brasil, pois é no presídio que cada vez mais estão os chefes de quadrilhas.


    Edson pereira 1º ano I

    ResponderExcluir
  12. 1.eles falam que a redução penal é uma forma de se reduzir a penalidade de vários atos cometidos.

    2.a minha opinião é que se reduzir mais a penalidade vai acontecer mais crimes.

    LEANDRO MAY

    ResponderExcluir
  13. 1)Geraldo Alckmin defende mudanças na legislação para casos mais graves e reincidentes. Gilberto Carvalho, disse que a redução é uma “ilusão”, para ele, levar mais jovens à prisão não vai ajudá-los a sair do crime. E o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo afirmou que o sistema penitenciário do país não está preparado para este tipo de mudança.
    2-eu acho boa porém não irá tirar os jovens da vida do crime, por que quem comete um erro como o de matar difícilmente irá deixar desse tipo de coisas. jéssica kraus 1 ano 1

    ResponderExcluir
  14. 1- eles falam sobre a redução penal.mas eu acho que ficar dois ou tres anos em um centro de reabilitação não vai adiantar porque ao sair eles voltarão a cometer novamente..

    Indianara ferreira 1ºano I

    ResponderExcluir
  15. 1)Esta havendo uma contradição de opiniões que é preciso chegar em uma decisão concreta por que um fala que é preciso haver a redução da maioridade penal,outro já fala que isso não adiantaria e também que as penitenciarias não estariam preparadas.
    2)Na minha opinião deveria acontecer a redução da maioridade penal por que assim todos poderiam responder pelos seus atos por que já que cometeram terem que sofrer as consequências.

    Gustavo de Souza Gonçalves.

    ResponderExcluir
  16. 1.Acho que os jovens ficam mais revoltados pressos nos presideos


    2.Acho que se diminuir com os prercideos vai ter muito violensia etc,se tem jovem que apronta deve de ser preso e não deixar ficar aprontando

    Carolaine Schwambach

    ResponderExcluir
  17. 1- Eles acham que a redução da maioridade penal é inutil, um deles diz que é uma ilusão e outro de as instituições para menores são escolas do crime.

    2- Acho que diminuiria a violencia até certo ponto, se os jovens infratores fossem presos, mas, depois eles teriam dois caminhos a escolher, melhorar e se tornar um cidadão exemplar, ou voltar a vida do crime e ser preso novamente, ou, morto.

    ResponderExcluir
  18. 1-Gilberto Carvalho, "disse que a redução é uma “ilusão”. Para ele, levar mais jovens à prisão não vai ajudá-los a sair do crime",José Eduardo Cardozo "As unidades prisionais brasileiras lamentavelmente são verdadeiras escolas da criminalidade”. Na opinião dele, colocar o adolescente no presídio cria condições para que o infrator se integre ao crime organizado.

    2-eu sou a favor para no mínimo reduzir a menor idade pena para 16 anos, por que se ao adolescente tem capacidade para ,matar, roubar, tem capacidade para assumir seus erros.Hoje em dia os maiores infratores são de menores pois sabem que nada irá lhe acontecer...apenas estarão pagando oque fizeram.

    ResponderExcluir
  19. na minha opnião os jovens ficam muito mais revoltados presos quando ainda nao teem 18 anos.

    Acho que diminuiria a violencia até certo ponto, se os jovens infratores fossem presos, mas depois eles teriam dois caminhos a escolher melhorar e se tornar um cidadão exemplar ou voltar a vida do crime e ser preso novamente.

    Luiz Fernando Coelho

    ResponderExcluir