quarta-feira, 3 de abril de 2013

Leoberto Leal é o município que mais "perdeu" população e aumentou o número de eleitores.

Segundo último Censo divulgado pelo IBGE, os municípios de Ituporanga e Agrolândia foram os municípios da microrregião que mais cresceram. Por outro lado o município de Leoberto Leal foi o que mais decresceu, perdeu 56 habitantes, ou seja, quase 2% da população. No entanto cresceu o número de eleitores, são 3 mil eleitores habilitados. As questões são: Quais os motivos? Como diminuir o chamado êxodo rural? O que a administração municipal e estadual estão fazendo para resolver este problema?

45 comentários:

  1. 1-o povo n~ao querem mais ser agricultores pois se eles podem ter uma vida melhor por q trabalhar na roça.
    2-dar mais oportunidade para a população.
    3-sempre eles estão fazendo algo pois eles n estão parados,eles devem estar melhorando a educação, dando mais empregos,etc.
    carolaine bonikoski

    ResponderExcluir
  2. O principal motivo para a perda de leobertences e a falta de oportunidades de carreiera. Em leoberto leal, você pode ser agricultur, trabalhar em lojas ou ser professor. Mas para diminuir essa perda de habtantes - êxodo rural - é nescessario conseguir mais oportunidades de trabalho, trasendo fabricas, laboratorios, etc. Porém, a administração de Leoberto Leal, em um todo, vem se mostrando ineficaz, não fazendo nada, ou fazendo muito pouco para reverter esse caso.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas saem de Leoberto Leal, porque nao encontram muitas oportunidades aqui. Para a dimiinuição do exodo rural, Leoberto Leal iria precisar de novos empregos, novas oportunidades.. Acho que a administração municipal e estadual não esta fazendo muita coisa, e se esta fazendo, não vejo os resultados.

    Tayla Cristina

    ResponderExcluir
  4. O principal motivo da perda de habitantes em Leoberto, é a falta de oportunidades para a construção de uma carreira. E por isso saem de Leoberto, e vão para outras cidades em busca de uma boa carreira.E para acabar com esse êxodo rural, os governantes deveriam ir criando aos poucos novas oportunidades de trabalho.
    Larissa 1º ano II

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. o motivo geralmente é a falta de oportunidades; pode melhorar é preciso trazer microempresas,ou seja, mais oportunidades para as pessoas;nao sei nao vejo muitos resultados
    camila 1º II

    ResponderExcluir
  7. As pessoas estão saindo de Leoberto Leal por que não acham por aqui o que querem fazer em sua vida,talvez por ser uma cidade pequena e não oferecer grandes oportunidades de emprego principalmente os jovens migram para outras cidades em busca de uma vida melhor.Sobre a questão do êxodo rural acho que umas das únicas soluções seria colocar alguma fabrica da cidade,mas a administração municipal não se movimenta para tentar resolver essa questão.

    Gustavo de Souza Gonçalves

    ResponderExcluir
  8. As pessoas saem de Leoberto Leal, porque não encontram muitas oportunidades aqui. Para a dimiinuição do exodo rural, Leoberto Leal iria precisar de novos empregos, novas oportunidades.. Acho que a administração municipal e estadual não esta fazendo muita coisa, e se esta fazendo, não vejo os resultados;

    jefersson vermohlen

    ResponderExcluir
  9. As pessoas em LEOBERTO LEAL se preucupam em achar um bom emprego,e vão a procura de um municipio em que haja mais oportunidades de emprego e mais populoso.A busca por novas oportunidades estão sendo cada vez mais procurados.
    CARLA MARIAN

    ResponderExcluir
  10. 1-na minha opinião muita gente ta indo embora porque aqui n encontram muitas oportunidades aqui já as outras cidades oferecem mais oportunidades na vida.
    2-arrumando empregos melhores que dá mais lucro.
    3-acho que a administração não tá mostrando nenhum resultado para quem precisa arrumar emprego.


    natalia elias 1 ano

    ResponderExcluir
  11. A população leobertense vem diminuindo cada dia mais. os jovens que se formam não encontram um futuro na cidade, que tem muito pouco mercado profissional.Para a diminuição do êxodo rural, é necessária a criação de novas oportunidades de empregos. As administrações não estão fazendo muito a respeito. Um hipótese seria a instalação de um fábrica na cidade, que proporcionaria a geração de muitos empregos.

    ResponderExcluir
  12. As pessoas saem de Leoberto por que não tem muitas oportunidades de emprego então as pessoas vão para outro município em busca de um bom emprego para se dar bem na vida.

    Eduarda E. Kreusch 1ºI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas estão saindo de Leoberto Leal por causa da falta de emprego e estudo.

      Guilherme Augusto Vermohlen

      Excluir
  13. 1- O povo de hoje em dia se torna cada dia mais inteligente com os estudos, com as tecnologias enfim, e com isso não querem mais trabalhar na roça, e aqui a cidade é pequena e não tem tantos empregos com bons salários.
    2- para acabar com o exodo rural é preciso criar mais oportunidades de empregos, mais variedades de emprego, enfim coisas que chamam a atenção principalmente dos jovens que são o futuro da nação.
    3- A administração municipal e estadual está sempre tentando melhorar a educação, os transportes, a vida da população e sempre contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Jéssica Kraus 1 ano 1

    ResponderExcluir
  14. Muitas pessoas saindo da cidade, certamente por falta de empregos, ou oportunidades que os faça crescer na vida. Quanto ao êxodo rural, acho que deveria ser implantado uma industria no município, mas ninguém se movimenta para que isso aconteça.

    Luiz Eduardo

    1 ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas saem do município porque nao encontram oportunidades, nao temos o que fazer aqui, aonde utilizar seu conhecimentos, e aonde apronfundá-los. Quanto ao êxodo rural, a falta de incentivo e melhores condições o ocasionam. Uma solução seria a ja citada e comentada instalação de uma empresa, que geraria muitos empregos.

      Marília de Souza Marian - 1° III

      Excluir
  15. A cidade de Leoberto leal , esta diminuindo cada vez mais ! talvez porque aqui os jovens nao encontram o que querem. Nao ah muitas opções de emprego' pois a cidade vive basicamente de agricultura , e os jovens ja nao querem mais isso , eles querem entrar no mercado de trabalho , e por isso vao pra outras cidades , em buscas de cursos , faculdades , para ter um diploma e ser alguém na vida.

    Maiara Eger

    ResponderExcluir
  16. Pessoas saem do municipio por falta de empregos,oportunidades,nao tem onde utilizar seu conhecimentos. Quanto ao exodo rural,deveria ser implantado uma industria no municipio onde geraria muitos empregos.
    Fernanda regina

    ResponderExcluir
  17. As pessoas saem do município porque nao encontram oportunidades, nao temos o que fazer aqui, aonde utilizar seu conhecimentos, e aonde apronfundá-los. Quanto ao êxodo rural, a falta de incentivo e melhores condições o ocasionam. Uma solução seria a ja citada e comentada instalação de uma empresa, que geraria muitos empregos.

    Aluno:Andersom hilhesheim

    ResponderExcluir
  18. por que muitas pessoas sairam da cidade e mais uma parrada que vende seu voto dai transfiriiaão o titulo para leoberto!

    ResponderExcluir
  19. Para mim o principal motivo da perda de habitantes em Leoberto Leal, é porque a muitas poucas oportunidades de carreira e dizem que aqui não da futuro. Para resolver esse problema ẽ preciso abrir mas vagas de trabalho, traze fábricas, ideias para melhorar de vida do povo leobertense.
    Daniel Scheidt 1º ano 3

    ResponderExcluir
  20. As pessoas saem de Leoberto leal, por falta de oportunidades de emprego e outras coisas não a onde as pessoas mostrar seu aprendizado.Na parte rural também é dificil por falta de equipamentos Uma sulução seria implantar pelo menos começar ama pequena empresa, para que as pessoas pudessem ter mais chances de uma melhoria nesta parte.
    ketlyn k. kreusc 1 ano3

    ResponderExcluir
  21. -
    O desenvolvimento de agroindústrias visando agregar
    valores aos produtos
    agrícolas, garantindo remuneração e geração de rend
    a às famílias rurais;
    -
    A propagação nas Escolas Pólos da idéia de assegura
    r aos jovens rurais
    conhecimentos acadêmicos teóricos e práticos que at
    endam não só a grade
    curricular do Ministério da Educação e Cultura (MEC
    ), mas também às
    necessidades do campo;
    -
    A presença do Policiamento na zona rural, atuando p
    reventivamente no combate as
    infrações;
    -
    As manutenções e aberturas de estradas vicinais per
    mitindo, tanto nos períodos de
    secas como nos de chuvas, o deslocamento das pessoa
    s e o escoamento da
    produção;
    -
    O atendimento médico-odontológico preventivo na zon
    a rural, evitando-se
    superlotações nas clínicas, postos de saúdes e hosp
    itais das cidades;
    -
    O lazer e a recreação através de realizações de fes
    tividades, construções de campos
    e quadras esportivas, academias, parques de diversõ
    es e outros na própria
    comunidade rural;
    -
    A assistência técnica e extensão rural, o associati
    vismo, o cooperativismo e o
    sindicalismo
    mateus eduardo lohn

    ResponderExcluir
  22. As pessoas estão indo em bora,porque falta empregos no municipio,os jovens não querem trabalhar no cultivo da cebola e procuram trabalhos em outro municipio. Ueslei.

    ResponderExcluir
  23. pessoas saem de municipio muitas vezes pela fauta de empregos e oportunidades,não tem onde utilizar seus conhecimento .quanto ao exodo rural ,deveriam ser implantado uma industria no municipio onde geraria mais empregos
    aluna; angela

    ResponderExcluir
  24. Um dos principais motivos foi a falta de oportunidade de empregos.
    Um dos problemas é que muitas pessoas não conseguem si sustentar por si próprio.Por que aumentou a investimento que os colonos tenham que investir na safra.
    Aumentando o financiamento de tratores e máquinas agriculas.

    ResponderExcluir
  25. 1-È que muitas pessoas estão indo para outras cidades para arumar emprego e acabam deixando seu titulo de eleitores aqui.
    2-Dar mais oportunidade para a população.
    3-Deveriam tentar trazer alguma fabrica para o nosso município ou algo para o município.

    ResponderExcluir
  26. As pessoa saen do nosso município por falta de emprego, pois no nosso município não tem uma empreza ou algo paresido é so o serviço na rosa e augus servisos no centro em mercados.


    Jean

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. 1-Realmente muitas gente sai de Leoberto em busca de mais oportunidades, emprego, estudo, procuram um futuro melhor.
    2-Algumas formas de diminuir o êxodo rural são:
    - Desenvolvimento de agroindústrias que valorizam o produto agrícola;
    - Ter atendimento de médicos e dentistas na zoa rural;
    - Lazer e recreação;
    - Incentivo a agricultura.
    3- IBGE de 2011 mostra que na ultima década o êxodo rural diminuiu em 50%, e deve continuar diminuindo graças a programas sociais do governo que ajudam a manter a população na zona rual, pois incentivam a agricultura familiar.

    ResponderExcluir
  29. As pessoas de leoberto leal vão em busca de empregos e de faculdade. Para diminuir o êxodo rural é preciso ter mais oportunidade de emprego, faculdade. E a administração da cidade não esta fazendo nada para ajudar e para diminuir o êxodo rural.
    MILENA JAQUELINE KREUSCH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- AS PESSOAS DE LEOBERTO LEAL ESTÃO EM BUSCA DE MELHORES ENPREGOS, E TAMBEM MELHORES CHANCES DE ESTUDOS.
      2-EM BUSCA DE NOVOS ENPREGOS.
      3-A POPULAÇAÕ RURAL DIMINUIO MUITO NESTES ULTIMOS ANOS, FORAM PARA AS CIDADES PROCURAR NOVAS OPORTUNIDADES.
      GABRIELA APARECIDA BAUER

      Excluir
  30. O principal motivo da perda de habitantes em Leoberto, é a falta de oportunidades para a construção de uma carreira, empregos, e melhorar de vida.

    Leandro Koenig 1ºano vespertino

    ResponderExcluir
  31. 1-Os motivos são que Leoberto não muitas opção de empregos na grande maioria são os jovens que saim de Leoberto por não ter empregos e não faculdade para fazer o ensino superior.
    2-Ter atendimentos de médicos e dentistas na zona rural do município.
    3-O IBGE de 2011 diz que o êxodo rural diminuiu 50% e pode continua a diminuir pelos programas do governo que incentiva as pessoas ficarem nas zonas rurais.
    Eduarda E. Kreusch 1ºI

    ResponderExcluir
  32. As pessoas em LEOBERTO LEAL se preucupam em achar um bom emprego,e vão a procura de um municipio em que haja mais oportunidades de emprego e mais populoso.A busca por novas oportunidades estão sendo cada vez mais procurados.

    INDIANARA FERREIRA 1ºANO I

    ResponderExcluir
  33. muitas pessoas estão querendo sair de Leoberto leal pra ter uma vida melhor mas deixam seus titulo aqui

    ResponderExcluir
  34. É que as pessoas estão saindo de Leoberto Leal por que não acham por aqui o que querem fazer em sua vida,talvez por ser uma cidade pequena e não oferecer grandes oportunidades de emprego principalmente os jovens migram para outras cidades em busca de uma vida melhor.Sobre a questão do êxodo rural estão saindo de Leoberto Leal por que não acham por aqui o que querem fazer em sua vida,talvez por ser uma cidade pequena e não oferecer grandes oportunidades de emprego principalmente os jovens migram para outras cidades em busca de uma vida melhor.Sobre a questão do êxodo rural estão saindo de Leoberto Leal por que não acham por aqui o que querem fazer em sua vida,talvez por ser uma cidade pequena e não oferecer grandes oportunidades de emprego principalmente os jovens migram para outras cidades em busca de uma vida melhor.Sobre a questão do êxodo rural

    Edson pereira 1º ano I

    ResponderExcluir
  35. realmente muitas pessoas sairão de Leoberto leal embusca de oportunidade de mas estudo e enprego.

    ResponderExcluir
  36. 1=muitas pessoas estão indo para outras cidades para arumar emprego e acabam deixando seu titulo de eleitores aqui.
    2=pessoas estão indo em busca de emprego
    3=em leoberto deveria ter mais oportunidades de emprego ai as pessoas não ssaião atras de emprego por ai
    alno=itairã rossi

    ResponderExcluir
  37. 1.muitas pessoas estão querendo sair de leoberto leal.cleusa weber

    ResponderExcluir
  38. Tem pessoas que sai de Leoberto Leal em busca de uma vida melhor em busca de um bom imprego ou talves ficar mais proximo da familia,ou sai de leoberto e depois se arependam.Eu tenho um exemplo com um parente meu que saiu de Leoberto Leal em busca de uma vida melhor hoje eles estam corendo o mundo imteiro sem ter uma parada fixa que possam dizer agora eu tou no que é meu.
    A adiministração municipal ou estadual não tão com nada porque se não tanta gente ou familias.

    Aluno:Edilson M. Marian 1-ano.1

    ResponderExcluir
  39. A população de leoberto leal diminuiu muito nos ultimos anos por causa de pessoas que queriam sair em busca de uma vida melhor.


    Carolaine Schwambach

    ResponderExcluir