sexta-feira, 11 de maio de 2012

OS JOVENS E O MERCADO DE TRABALHO

No Brasil, apenas 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego, outros 22% já trabalharam mas estão desempregados atualmente; na média, os jovens demoram 15 meses para conseguir o primeiro emprego ou uma nova ocupação, nas regiões metropolitanas. No total, 66% deles precisam trabalhar porque todo o seu ganho, ou parte dele, complementa a renda familiar. 
A remuneração mensal - A remuneração é o principal item de satisfação dos jovens que trabalham: 17% deles dizem que a remuneração mensal é o fator número um de satisfação.
O mercado de trabalho nunca esteve tão aquecido e nunca o país o contou com tantas pessoas, por ano, se formando em universidades. Mesmo assim, as empresas têm sofrido com uma enorme dificuldade em encontrar profissionais para preencher as vagas oferecidas.
Os objetivos parecem, no entanto, divergir entre empresas e candidatos. De acordo cum uma recente pesquisa elaborada pela DMRH, a maioria dos jovens acreditam estar preparados para ingressar no mercado de trabalho, entretanto, dá menos importância, justamente, às habilidades que as empresas mais valorizam:
•    Capacidade de análise;
•    Relacionamento interpessoal;
•    Poder de comunicação.



O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O ASSUNTO? QUAL É A MELHOR FORMA DE SE PREPARAR PARA CONSEGUIR UMA BOA PROFISSÃO?


23 comentários:

  1. Eu acho que o brasil tem muitos empregos sobrando mais não tem proficional na area ou pessoa com experiencia. Dai o pais sofre com o desemprego, mais muitas pessoas largão a escola para trabalhar e nao penção que vai fazer falta no futuro, por que no momento ta muito bom dai eles penção que sempre sera assim da as coisa munda e eles ficão sem nada, A melhor forma de se preparar para o futuro e não abri mão da escola fazer uma faculdade que está abrindo destaque no mercado e com poucas pessoas expecializadas. Dai quase de certeza que seu futoro será garantido pelo seus esforço nao precizando de outra pessoa para te ajudar nas contas e pá,

    by: João Laurindo

    ResponderExcluir
  2. o asunto trabalho é uma grande forma de alguns jovens pensaren no futuro por exemplo; oque vão ser no futuro.
    para ter uma boa profiçao é bom ter o conhesimento do que você vai trabalhar,ter um bom estudo.
    ass; gabriel gustavo scheidt

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que os jovens param muito cedo de estudar,e isso acaba relacionando isso tudo.A melhor forma de se preparar para ter uma boa profissão é estudando ou seja batalhar para conseguir seu lugar.
    ass;Juliano Marian

    ResponderExcluir
  5. o mais principal e ter um curso de abilitaçao para contribuir no entendimento no bom funcionamento do empreendedor todos têm que colaborarem para que tudo ocora do jeito mais certo posivel
    aluna Renata Pinheiro 1 ano 2

    ResponderExcluir
  6. Para conseguir um bom trabalho é preciso ter estudo e principalmente bem preparado,pois em qualquer trabalho prescisa ter experiencia ou pelo menos que seja formado.E as pessoas precisam mostrar o que elas realmente podem fazer e que pode ser melhor do que qualquer outro, pois só assim os chefes conseguem ver trabalho e o aumento de salário concerteza acontece depois de mostrar o que realmente pode fazer....Dedicar-se e mostrar serviço!!Enfim acho que o mais importante é dedicar-se no estudo para ser alguemn na vida...
    Scheila Karina 1 ano II

    ResponderExcluir
  7. Para conseguir-mos um bom emprego, nós devemos ter um estudo de boa qualidade, pois isso é o essencial para ingresarmos no mercado de trabalho um dia.Sempre devemos estar preparados para o que queremos fazer no futuro, pois se querermos um bom emprego, com uma boa remuneração devemos estudar para conquistar tudo isso, pois ninguém ganha as coisas de mão bejada, é preciso lutar muito para um dia chegar em seu objetivo. Nnca podemos fracaçar com um erro, devemos erguer a cabeça novamente e seguir em frente, pois se você for desistir com qualquer obstáculo que encontrar no caminho, nunca vai chegar em seu objetivo final.
    Aluna: Mari Kulkamp.

    ResponderExcluir
  8. A gente tenque ser responsavel e correr atraz de alguma coisa para fazer,devemos batalhar para achar algum trabalho,pois sem,não da de ficar,você sempre vai achar alguma coisa,por mais dificil que seja,em algum lugar você vai achar.Se a gente quisér ser alguem na vida,a gente primeiramente deve estudar,o estudo é essencial para achar um trabalho,porque se a gente não tiver estudo,a gente nunca vai achar um bom trabalho,intão sempre estudar.Depois a gente deve correr atraz do que a gente quér,porque se a gente tiver o estudo completo,a gente sempre vai achar o que a gente quér trabalhar,ser.Então com o estudo e o trabalho,a gente vai ter muitas responsabilidades,e o principal,é ajudar os pais nas contas.
    Carla Knaul =)

    ResponderExcluir
  9. Bom o estudo vem em primeiro lugar,ai durante esse estudos a gente deve começar a fazer alguns cursos pensando ja na profissao que ira exercer,nas coisas que gosta de fazer.E é muito importante os jovens se ocuparem com algumas coisas que será importante para o futro de cada um.
    Jaiani

    ResponderExcluir
  10. Para conseguir um bom emprego, as pessoas devem ter um estudo de qualidade,ou seja, estarem preparadas para oque querem seguir. Muitas pessoas não dão valor aos seus estudos, mais no futuro issu vai ser fundamental para ter um bom esprego. Fazer cursos que complementem seus estudos, é uma boa maneira de se especialisar na profição que quer seguir, dedicar-se sempre, e batalhar para conseguir chegar onde quiser. Adolescentes que ja trabalham, podem ajudar seus pais a paguar as contas e administrar os negócios da casa, e alem disso, podem começar a aprender a administrar o seu proprio negocio.
    Enfim, o estudo é a base para qualquer futuroo!
    Aluna: Amábili...

    ResponderExcluir
  11. os jovens de hoje em dia enfrentao muitas dificuldades para acharem um enprego,por que eles achao que estao preparados para o mercado de trabalho,mas as enprezas queren que eles tenhao uma boa comunicasao com seus clientes para que eles posao ser bem atendidos,muitos jovens precizao ajudar em casa com as contas mensais de sua famia.
    ass:marcos scheidt.

    ResponderExcluir
  12. Eu penso que todos os jovens tem que trabalhar pois todos queremos ter um futuro melhor.A melhor forma de se preparar para conseguir um bom emprego é estudando,para conseguir uma boa profição,pois hoje em dia ninguém consegue nada sem estudo.
    MAIKELLI SEIDLER

    ResponderExcluir
  13. Acho ótimo, o Brasil te um índice bom nessa questão, pois precisamos cada vez mais de pessoas especializadas, A melhor forma de se preparar para o mercado de trabalho é, e sempre vai ser os estudos, claro que tem que ter a dedicação, compromisso, responsabilidade... mais acima de tudo os estudos.
    Luis Gustavo Schmidt

    ResponderExcluir
  14. Na vida tudo vem por etapas,a etapa de ser responsavel
    por seus atos,ser idependente,assumir uma profissão de escolha propria torna um obstaculo para muitos,
    que por muitas vezes acabam desistindo logo de primeira.
    AS barreiras existem mas não para interromper nossos sonhos mas sim para dar sentidos a eles para que um dia podermos olhar para traz e poder dizer isso... eu conquistei.È dificil da vontade de desistir por muitas vezes mas se lembre da recompensa que te espera lute,encontre em ti a coragem..
    TALIA VERMOHLEN 1 ANO II

    ResponderExcluir
  15. eu acho muito inportante trabalhar pois têm que ganhar
    para o seus gastos ¨necessários¨ou superfulos.Então devemos
    procurar capacitar-se e análizar as propostas de emprego,por que as vezes as pessoas só querem explorar os
    jovens.

    aluno:Jair Alves

    ResponderExcluir
  16. O primeiro emprego sempre é um desafio para muitas pessoas, vem sempre aquele medo de não conseguir, de levar aquele não na cara. Mais acho que os jovens devem ir confiantes e mostrar que são capazes de conseguir. Se tiverem a oportunidade, devem mostrar serviço. Os obstáculos são grandes, mas não impossíveis. Então por isso, devem se formar em algo na qual agrade eles, que cada vez que acordarem, irem sorrindo para o trabalho, não basta apenas escolhar se formar em algo só por dinheiro e sim trabalhar neste emprego porque gosta. Pois é a sua escolha para o resto da vida.
    - Sam W.

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia os jovens estão desempregados pois não tem o conhecimento nas áreas de serviço,mas eles não podem ter o conhecimento se não terem oportunidade naquela área.Uma forma boa de conseguir um bom emprego é estudando,dando o seu melhor nos seus primeiros serviços,pois só assim as pessoas vão poder avaliar e dar um bom emprego para você,muitos jovens não tem vontade de se influir no mercado de trabalho.
    aluno:Júlio de Oliveira Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o trabalho vem desde ja para vc fazer o seu futuro e para vc ter alem de uma renda melhor uma vida mais adequada !Então por isso, devem se formar em algo na qual agrade eles, que cada vez que acordarem, irem sorrindo para o trabalho, não basta apenas escolhar se formar em algo só por dinheiro e sim trabalhar neste emprego porque gosta. Pois é a sua escolha para o resto da vida!
      everton becker!

      Excluir
  18. no brasil muitas pessoas reclamao de dessemprego mas se nao correr atras nunca vai achar pessoas que falao isso é que nao querren trabalhar nem tao ái.
    Bruno Celso Pfleiger

    ResponderExcluir
  19. eu acho que os estudos e muito importante sem ela comsequiremos uma boa profissao e um bom emprego
    by.ana p.m

    ResponderExcluir
  20. Os estudos são muito importantes para consaguir um bom enprego.tudo o que fizemos e queremos tem que ter os estudos.
    gabriela bauer

    ResponderExcluir