terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pesquisa sobre o consumo de bebidas alcoólicas no Ensino Médio



Foi realizado uma pesquisa com 111 alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Bertino Silva  sobre o  consumo de bebidas alcoólicas,  no terceiro bimestre ( setembro e outubro) de 2012, que apresenta o seguinte resultado:

  • 55% dos alunos entrevistados são do sexo feminino;
  • 87,4% afirmaram que a bebida alcoólica não é importante em sua vida;
  • 72% dos estudantes tomam bebidas alcoólicas;
  • 51% afirmam que bebem somente em fins de semana;
  • 43% afirmam beber somente em festas;
  • 41% responderam que a bebida causa a sensação de liberdade;
Escreva a sua conclusão sobre o resultado da pesquisa realizada por alunos do terceirão. A pesquisa apresenta dados preocupantes? É necessário a Escola realizar campanhas de prevenção sobre o assunto? Justifique a sua resposta.

45 comentários:

  1. as portagens acima revelão um indice preocupante, porque os jovens não estao consientes do que a bebida alcolica pode fazer em suas vidas, pode ser o inicio de uma vida sutil, como pode ser ja o fim dela. a escola deve fazer sim a sua parte, mas tudo isso vem de casa.

    Daniela, Larissa
    1ºI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vida vai se passado cada vem mais pio de todos
      by leize aparecida kammer

      Excluir
    2. é importante haver programas, e trabalhos na escola para que os alunos saibam o que a bebida causa, os professores promoverem e os alunos se esforsarem e explicar de uma forma que obtenha conhecimento para ele, mais a jovens que sabem do risco que as bebidas provocam mas não tão nem ai querem saber de aproveitar a vida, mais na real nem sabem aproveitar a sua vida estão disperdisando jogando fora a oportunidade de serem pessoas melhores,ta na hora dessas pessoas cairem na sua consiencia e sairem do mal caminho antes que seja tarde de mais , e quem não entrou nessa é bom que nem entre porque maus exemplos a gente não deve seguir e sim dar bons exemplos e tenque começar por nós, se um faz não devemos fazer, essa pesquiza foi feita por alguns alunos só deveria ser feito com todos, muitos falam só da boca pra fora e quando saem da escola é o primeira coisa que fazem muitos até deixam de estudar por que acham que é melhor mais é pior pois só querem fazer festas não pensam no seu futuro só querem viver no momento mais tenque saber viver.

      Aluna: KÉTLIN LUZIA DE JESUS ELIAS. 1 ANO II

      Excluir
    3. eu acho que sim pois muitos acham que bebendo vao se sentir mais importantes, e acabam fazendo coisas que se arrempendem depois e seria muito importante que a escola fizesse uma campanha pra ajudar esses jovens perdidos
      Alunos: Jacó,Guilherme 1º ano I

      Excluir
    4. as pessoas quando bebem devem de ter consciencia do que fazem

      Excluir
  2. eu acho que isso não muda nada na vida das pessoas só nao pode beber de mais dai faz mal, tudo em esseço faz mal,


    by: João Laurindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que a bebida sao muito perigoso para outras pessoas sao miuto mais perigos no nosso corpo prejudica as saude fas mau a seso fal mal
      by leize apareccida kammer

      Excluir
    2. eu acho que bebidas alcolicas é coisa seria e fal para a saude e causa morte

      aluno-Elielto 1ano1

      Excluir
  3. Sim a situaçao erealmente é bem preucupante,cada vez mas cedo jovens se metem no mundo do alcool,e acho que a escola deveria sim realizar trsbalhos sobre o assunto,para mostrar realmente ao que o alcool leva.
    BY:MARIA MADALENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que as pessoas quando bebem devem ter consciente do que fazem.

      ALUNA:LETICIA LEAL 1 ANO 1

      Excluir
    2. a situacao e sim peocupante pois os jovens estam estragando suas vidas em bobeiras como o alcoolismo. a escola deve sim realizar trabalhos sobre esse asunto
      ana paula marian

      Excluir
  4. os alunos saõ bem grandes e já sabem o que fasem.
    emtao se querem se matar que deixe se matar, mas que seja fora da escola.
    ass:adriel burg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, cada aluno deve pensar se vai querer beber ou não mas cada um responsavel por si e se depois eles tiverem algum problema de saude ou dependecia quimica sobre as bebidas ela provalvemente saberiam o que estariam fazendo da sua vida .E a escola devia sim fazer palestras sobre o alcoolismo para alertar os alunos sore os maleficios da bebida...
      BY= PAULA DE SOUZA 1 ANO 1

      Excluir
  5. a escola deve sim realizar campanhas de prevençao sobre o assunto,pois e um fato preocupante para todos nos,muitos jovens bebem pelo fato de se sentirem livres(sensaçao de liberdade)maisisso ira prejudicar profundamente a sua vida futura,,,,mas a conciencia deve ser de cada um de nos,,porque quem e conciente nao ira usar............
    aluna:juliana braun
    1 ano 1

    ResponderExcluir
  6. Esses dados são sim muito preucupantes pois muitos dos adolescentes usam bebidas alcoolicas pois acham que assim eles teram a sua liberdade.. as bebidas alcoolicas trazem muitos riscos a saude humana pois assim eles se tornaram dependes alcoolicos e ate mesmo de outras coisas. sim pois a escola sempre esta ajudando e talvez dando conçelhos para o bem dos alunos a escola deviam fazer palestra sobre bebida alcoolica e trazendo o seus males e explicando para os aluno;;
    by; paula de souza 1ano 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os adolelesete mitas bebida alcoolicas podemos podemos more mais cedo po ali
      by leize aparecida kammer

      Excluir
  7. os resultados sao muito altos relaçao ao consumo de bebidas alcoolicas,e muito necessario a escola fazer trabalhos alertando os alunos a nao beber porque bebendo em escesso estao colocando sua vida em risco e as dos outros tambem.

    camila bauer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sao miutos mais ato do que tudo comessa bebidas acollicas e muito nessessario a escola fazes trabahos sao mitopiore doque todo pessa a nao beber em esscesso colocado sua vida muito piodo que todo muido pessesa que isso pessa e coisa miuto rum para mia tambre
      b






      yleizeaperdicda kammer

      Excluir
  8. sim; pois hoje cada vez os jovens estão bebendo mas cedo e isso esta sendo preocupante para os proprios pais e os jovens.E a escopla deveria de vazer uma canpanha para que eles vejam o que esta acomtecendo;inda mas por esses dados alarmantes.

    Jamile 1ano1

    ResponderExcluir
  9. minha conclusão é que hoje os jovens estao sendo levado pela bebida alcoolica um por um mais quando vamo nos da conta ja estao todos consumido..
    ALUNA:TAINARA 1 ANO 1

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito que são dados preocupantes sim, pois a maior parte dos alunos afirmam que já tomam bebidas alcoólicas. Na verdade é um bom começo para se tornarem alcoólatras e para outras drogas. Eu sou totalmente contra o consumo de bebidas que possuem álcool,mas devemos pensar que essa pesquisa foi feita com menores onde a bebida ainda é proibida, já pararam para pensar o que será desses jovens quando eles forem maiores de idade? Eu acho que esses dados são bastante preocupante, se a escola pudesse investir em campanhas de prevenção acredito que iria ajudar muitos desses alunos, mas os pais também tem grande influencia na bebida que os filhos tomam...

    Aluna: Jéssica da Silva Kreusch (Jéeh) ;P
    1°ano I

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião os dados sobre o consumpo foram um pouco antes e a escola deveria sim fazer uma concientização sobre a bebida alcoolica porque mostrar o que o alcool traz para a vida tomar somente em festa e uma forma de diverção para muitos mas depois vai dirigir e causa acidente podendo se matar e matar alguma familia que vinha andando então deveria sim falar mais do alcool na escola porque mutos diceram importante!

    Rafael Gonçalves 1ano I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que beber não é uma coisa serta mas se beber controladamente não tem problema. Pelo indice acho que para as mulheres esta muito avançado!o problema é que os adolecentes acam que o proibido é melhor!
      by:vitoria caroline

      Excluir
  12. sim de certa forma é muito preocupante mas na verdade muitos destes jovens começaram beberam por propria influencia dos pais ou amigos em festas de família ou otras festas normais e os dados citados acima são poucos em relação o
    que acontece hoje em dia
    ASS:MILEIDE 1'ANO I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa causa e muito seria pois
      mais da metadi das pessoas beben bebidas aucolicas e isso deveria ter um insentivo para os joven a não beber e as causas que a bebida aucolicas poden causar a pessoa.
      aluno=itairã michel rossi

      Excluir
  13. Sim a situaçao erealmente é bem preucupante,cada vez mas cedo jovens se metem no mundo do alcool,e acho que a escola deveria sim realizar trsbalhos sobre o assunto,para mostrar realmente ao que o alcool leva.
    eu acho que beber não é uma coisa serta mas se beber controladamente não tem problema...

    Everton Becker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bebida alcoolica está se tornando algo importante entre nois jovens, mas não devia poís faz muito mal ao nosso futuro.
      Muitos jovens estão se envolvendo mais cedo em bebidas alcoolicas e em drogas mas tudo isso tem a responsabilidade dos país poís eles não deviam dar tanta liberdade aos filhos.
      Mas concerteza a escola pode ajudar com palestras.
      JAIANI STEFFENS 1ºANO2

      Excluir
  14. sim a pesquisa revela dados preucupantes pois a maioria dos alunos bebem sem ter idade; sim a escola deve realisar campanhas sobre este assunto para insentivar o não uso de bebidas alcoolicas
    JORDANO EGER 1 ANO II

    ResponderExcluir
  15. a situaçao e preucupante pois os jovens esta cada vez mais cedo ja tomando bebidas alcolicas intao a escola deveria trabalhar sobre o assunto.
    Bruno Celso Pfleiger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Os alunos estão cada vez mais pensando ao contrário, e ingerindo bebida alcólica mais cedo e acho muito interessante a escola trabalhar mais sobre esse assunto.
      Aluno;Juliano Marian

      Excluir
    2. ninguen deve se meter en bebidas eu nao sou contra beber uma ou duas mais beber de mais e quen quer se achar,entao se controle joven
      aluno;lucas b marian

      Excluir
  16. O caso ta preocupante mesmo, tem muito adolescente se metendo com o alcool, e isso não é nada bom, acho que não seria mal a escola fazer trabalhos com esse assunto, mostrando a importancia de não beber.
    'Carla Knaul. 1º2 >.<

    ResponderExcluir
  17. A pesquisa revela que cada vez mais os jovens então entrando para as bebidas, e isso é muito preocupante, pois eles não medem o risto que a bebida vai tornar na vida deles, pois muitas vezes em grupinhos de amigos e por influencias acabam bebendo, e depois disso também já pode vim a droga e assim cada vez mais vai se tornando um fato muito preocupante.
    E eu acho que a escola deveria sim fazer campanhas sobre o alcoolismo para esses adolescentes refletirem um pouco sobre o que estão fazendo, e também atravess de instantes muitas vezes estão jogando suas vidas no lixo dizer.
    Aluno: Mari Kulkamp <.>

    ResponderExcluir
  18. Bebida alcoólica nao leva ninguem a lugar algum, beber por diversao ou por praser as vezes leva a pessoa ao vicio e isso é um problema... Cada um deve saber o que faz, mas deve fazer as coisas sabendo das consequencias e mesmo assim, pensar muito antes de cometer qualquer coisa...

    Amáábili 1 ano II

    ResponderExcluir
  19. Sim a situaçao é realmente é bem preucupante,cada vez mas cedo jovens se metem no mundo do alcool,e acho que a escola deveria sim realizar trabalhos sobre o assunto,para mostrar realmente ao que o alcool leva.
    eu acho que beber não é uma coisa serta mas se beber controladamente não tem problema algum mas tem gente que isagera e incomoda outra pessoas e ate pode brigas e se machucar feio.
    aluno;gabriel g. scheidt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a situação está cada vez pior e mais preocupante muitos jovens hoje em dia não sabem mais se controlar,parece que não tem mais limites, só que alguns pais não se preocupam e os jovens tambem não.
      HEMILY WILL 1º ANO II

      Excluir
  20. Leva a uma situação preocupante porquê os jovens estão se perdendo na bebida alcoólica, sem ter idade pra beber. A escola deveria incentivar mais eu acho, porquê quem sabe eles possam ajudar as pessoas.

    Scheila 1° ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as bebidas alcoolicas não leva a nada não vai te trazer a felicidade,só a descrasa porque ela nos faz a fazer coisas que podem levar a morte.eu acho que a pesquisa feita na escola foi muito bem feita porque assim os alunos tem um alerta sobre as causas que leva as bebidas.outra coisa importante que seria bom se tivese mais a preucupação de pais sobre esse assunto que ja tirou vidas de gentes inocentes.
      aluna;daiana leal 1ano1.

      Excluir
    2. as bebidas alcoolicas não leva a nada não vai te trazer a felicidade,só a descrasa porque ela nos faz a fazer coisas que podem levar a morte.eu acho que a pesquisa feita na escola foi muito bem feita porque assim os alunos tem um alerta sobre as causas que leva as bebidas.outra coisa importante que seria bom se tivese mais a preucupação de pais sobre esse assunto que ja tirou vidas de gentes inocentes.
      aluna;daiana leal 1ano1.

      Excluir
    3. com a bebida alcoolica voce pode ate achar que tem liberdade mas voce esta acabando com sua vida e com a dos outros.
      Alunos:Rafael Weber e Leandro koenig

      Excluir
    4. Alex,Sim o ressustado é bem preocupante porque os joves,vam nas festa ecomeção a beber e despos eles estão enbreagados.Muitos pais enscinão seus finhos a beberen desde pequenos enofin eles estão envissiados.
      aescola se preocupa con os joves de oje, então ela eveste en palestras para os jofes.

      Excluir