sexta-feira, 25 de novembro de 2011

20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Hoje, comemoramos o Dia da Consciência Negra, data criada na década de 60 para reflexão sobre o sistema escravista e os direitos dos afro-descendentes. 20 de novembro foi a data da morte de Zumbi dos Palmares, personagem principal da resistência à escravidão no Brasil, que foi morto ao tentar mostrar a importância da cultura e do povo africano na manutenção da cultura nacional e principalmente, lutar pelo direito de cada indivíduo de ser livre e por ir e vir quando quiser, ter o livre arbítrio.
Peço aos leitores que reflitam sobre a importância dessa data e não a veja anualmente apenas como mais um feriado. Relembrem dados históricos para auxiliá-los na construção de tal consciência. Quando falamos em escravização dos negros, a impressão é de que isso ocorreu há centenas de anos, porém, o fim do cerceamento dos direitos dos negros só ocorreu em 1888, quando a filha de Dom Pedro II, Princesa Isabel, sancionou a Lei Áurea, que abolia a escravatura.
É difícil corrigir 500 anos de exclusão e entender as razões que alimentam o preconceito e a discriminação a cultura afro, que é parte do nosso dia-a-dia, da música que ouvimos, da gastronomia, mas principalmente, ela está nas nossas veias, faz parte do nosso DNA.
Como diz o anúncio da Câmara nesta edição, “a nossa cor hoje é o vermelho, cor do amor que une os corações de todos nós. Esqueçamos então, as designações de cores, etnias, raças, religiões. Vamos nos unir em torno do amor e com ele garantir a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
(*) Ananias Filho é presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis.

(www.atribunamt.com.br/?p=9)

 Deixe o seu comentário

28 comentários:

  1. É... Muitas pessoas acham que o Dia da Consciencia Negra só serve para feriado, porém, ninguém pensa nos negros que já sofreram no decorrer de todos esses anos. Quando nõ tem aqueles engraçadinhos que apesar de todo o conhecimento que recebem ainda ficam deboxando dessa situação... Vamos refletir e ver o lado importante desse dia.
    Aluna: Tainara Cristina de Souza
    1º ano N

    ResponderExcluir
  2. sim nos devemos pensar mais sobre o porque do dia da conciencia negra existe e devemos com esse dia pensar melhor sobre o porque do preconceito se todos somos seres humanos e junto os negros que nos temos tanto preconceito tem uma grande influencia em nossa cultura e por isso devemos respeitar eles.
    Afinal eles ja sofreram muito para chegar ao que sao hoje e todos nos fazemos parte de uma grande naçao.
    Luana Prim

    ResponderExcluir
  3. é todos nos sabemos que ainda existe muito preconceito contra negros em nosso país. MAis aqueles q sentem preconceito nem sempre expressão o que pensam. Hoje isso é crime, e tbm uma grande falta de noção, não se deve julgar pessoa pela sua cor mais pelo o que ela é. Mais nem todos pensam assim.Nosso país tem várias raças mais muitas vezes uma não aceita a outra. e quem ssabe um dia nosso povo mude de consiencia, e resolva ver as pessoas pelo o que elas são não pela sua cor!!!!!!!!!!!!
    Aluna: loiane cristina de souza

    ResponderExcluir
  4. eu sofro preconceito pq eu sou negra!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. se no dia 20 de novembro é comemorado o dia da conciência negra não devemos conciderar somente como um feriado mais sim lembrar-mos de que foi nesse dia que aconteceu a abolição da escravatura.Para os negros esse dia é muito importante pois todos tem o direito de ser livres de ir e vir quando quiser,ou seja ter livre arbítrio.
    Claudiana 1ano2

    ResponderExcluir
  6. Em nosso país existe muito preconceito contra pessoas negras, e todos nós devemos se concientisar que eles são iguais a gente e podemos agir normalmente com essas pessoas e quem não devemos jular as pessoas pela cor de pele.

    Julio Scheidt

    ResponderExcluir
  7. Todos nos sabemos que hoje em dia ainda existe muita preconseito comtra as pessoas negras.Então deveriamos pensar melhor sobre o dia da conciência negra e refletirmos se nos mesmos não temos esse preconseito.
    ALUNA:FERNANDA CAROLINI RENGEL

    ResponderExcluir
  8. todo mundo sabe que existe prconceito no Brasil mesmo disfarçando quase todo mundo tem uma pontinha de preconceito, mesmo com o dia da conciencia negra muitos negros são discriminados, mas muitos negros se fazem de vitimas e tiram proveito da situação.todo mundo sabe que é crime e muita falta de educação julgar alguem pela cor

    Micheli 1º ano noturno

    ResponderExcluir
  9. Muitas pessoas acham que o dia da conciência negra é para ter mais um dia de descanso, um feriado.Os negros sofreram muito ao decorrer dos sécolos.

    ResponderExcluir
  10. O dia da consciência negra não serve para fazer festa mas sim para lembrarmos de quanto os negros ja sofreram só por serem de uma cor de pele diferente ou sejamuitos negros ainda hoje não conseguem arranjar trabalho porque são de uma raça diferente.Ainda há muito rascismo a gente que não quer admitir mas la no fundo todos tem um pouco de rascismo, eles são gente como nós só nós que não percebemos.
    Gisele 1º ano noturno.

    ResponderExcluir
  11. acho que muitas pessoas acham que o dia da consciencia negra serve só para feriado, mas ninguem pensa nos negros que são pessoas como nós.muitas pessoas tendo o conhecimento ainda usam nomes ofensivos, etc...eles sofrem só pq tem cr de pele diferente muitas pessoas usm seu preconceito para se fazer de macho, mas esta enganado.Acho um absurdo o q acontece em nosso Brasil por serem diferentes ñ qer dizer que vc ñ deve ter respeito.
    Aluna:Maria Helena

    ResponderExcluir
  12. O dia consciencia negra é um dia muito importante para todas as pessoas principalmente aos negros.Porque foi eles que passaran os costumes e as tradição para nós,e assim eu desejo que todas as pessoas sejam respeidas pricipalmente os negros.
    ALUNA;Claudia Vill

    ResponderExcluir
  13. No nosso pais infelismente ainda há muita descriminação contra os "negros". O dia da consciencia negra não é um simples feriado, mais sim um dia para pensarmos que a cor na pele não diferencia ninguem, somos todos iguais. É um dia em que é lembrado todo o sofrimento passado de uma epoca em que pessoas negras não eram cosideradas gente como a gente, mais hoje em dia somos todos iguas perante a lei mais isso nem sempre acontece.

    Marina 1ºano

    ResponderExcluir
  14. Bom eu acho que o dia da consciência negra não existe apenas para festejermos,más tbm para nos lembrarmos e relembrarmos o quantos os negros ja sofreram e tudo isso por causa de seus tons de pele. Hoje em dia ainda existe muito racismo más acho que a cada dia dia esta diminuindo um pouco o que ja ajuda muito e para isso acontecer cada um de nós devemos fazer sua parte.
    Aluna: JULIANA
    1º ano I

    ResponderExcluir
  15. Muitos acham que o dia da consiencia negra é uma palhaçada,acham que não precisa disso poi falam que não há mais racismo, mais acabando todos tem racismo. muitos falam que racismo era coisa do pasado,mais ainda existe muito racismo hoje em dia.

    Éliton gabriel Hugen

    ResponderExcluir
  16. O dia da consiensia negra é um dia muito importante para todas as pesoas principalmete aos negros.
    Aluno:Léo Romario linhares
    1°ano II

    ResponderExcluir
  17. Muita gente acha o dia da consiencia negra um besteira, acham que so serve como feriado so que nao é bem assim tem muita gente homenagiada nisso, acho tambem que nao é só o dia 20 de novembro o dia da consiencia mas sim todos os dias tem que ter que ter consiencia pois somos todos iguais!



    Ass: Airton Scheidt Filho

    ResponderExcluir
  18. Bem, o dia da consciência negra não é apenas um feriado, mas sim uma forma de lembrarmos o quanto os negros já sofreram só pela sua diferença de cor, apesar de ter muito preconceito, felismente as pessoas estão se conscientizando e refletindo e vendo que somos todos iguais independentemente da raça, cor ou religião...
    Fabiana Martins
    1ºano I

    ResponderExcluir
  19. eu achom que preconceto contra negos não tem grassa.
    ALUNO:edilson

    ResponderExcluir
  20. Só se tem a cosciencia negra hoje porque no passado teve a escravidão com os negros.
    aluno;Rodrigo fuck

    ResponderExcluir
  21. Odia da conciencia negra era para ser o dia que os negros são iquais aos outros so que é uma coisa que não acontece .
    Mauricio h
    1 ano1

    ResponderExcluir
  22. Acho que este dia deve ser lembrado por todos pois, não se deve julgar apenas pela cor da pele mas sim tambem pelo que a pessoa é.
    Aluna: Isabella

    ResponderExcluir
  23. Muita pessoas acham que o dia da consiencia negra é uma besteira, acham que só serve como feriado só que nao é bem assim tem muita gente homenagiada nisso, acho tambem que nao é só o dia 20 de novembro que deve-se lembrar do dia da consiencia negra mas sim todos os dias pois somos todos iguais!

    Aluno:Júlio de Oliveira Costa

    ResponderExcluir
  24. DEVEMOS DE RESPEITAR O DIA DA COSCIENCIA NEGRA NO BRASIL POIS ELES SOFRERAM MUITO E TEM O DIREITO DE TER O SEU DIA POIS NÓIS NÃO SOMOS MAIS QUE NINGUEM.

    ASS: JEAN KNISS 1ª ANO VESPERTINO

    ResponderExcluir