quinta-feira, 3 de novembro de 2011

GRAVIDEZ PRECOCE AUMENTA RISCO DE CEGUEIRA NOS BEBÊS

(teens-adalverca.blogspot.com)
 A gravidez entre as adolescentes brasileiras vem caindo, mas ainda atinge índice crítico.Indicadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 18,2% das mães no País estão na faixa etária de 15 a 19 anos. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, estudos da OMS comprovam que a gestação antes dos 18 anos é um fator de risco para o parto prematuro. Por isso, para ele a gravidez precoce associada à sobrevida de 80% dos bebês prematuros está fazendo a retinopatia da prematuridade crescer no País. A doença representa a segunda causa de cegueira entre as crianças brasileiras. É caracterizada pelo desenvolvimento desordenado dos vasos da retina que pode provocar falhas na circulação, hemorragia e o descolamento da retina que causa cegueira.
(http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/10/17/Jornal do Brasil)

Qual é a sua opinião sobre a notícia? Por que o índice de adolescentes grávidas é considerado crítico? Por que os adolescentes estão iniciando o relacionamento sexual mais cedo?Aproveitar a vida é fazer sexo sem compromisso? Justifique a sua opinião.

44 comentários:

  1. acho que para tudo isso acontecer tem a ver com a falta de instruçÔes dos pais.Alexandre Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho que a gravides na adolescencia não esta acontecendo por acaso, mas se elas soubessem usar regularmente a camisinha isto não estaria acontecendo.Acho que não é fazendo sexo que voce vai aproveitar sua adolescencia, voce tem sim um compromisso ao fazer sexo voce estara perdem sua virgindade e trazendo riscos para voce e preocupança para sua familia.

    Aluna:Maria Helena

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião sobre a noticia é que hoje se tem tantos meios pra combnater a gravidez, mais tem adolescentes que não tão nem ai, fazem sexo por desejo ou simplesmente por fazer. Eu acho que o indice de adolescentes gravidas está aumentando porque as meninas nem cuidado não estão mais tomando nas suas relações sexuais, assim muitas vezes acabam engravidando por pouca coisa ou seja uma gravidez endesejada na altura de sua idade acaba afastando-a de seus estudas e perde a melhor parte da sua vida onde se diverte e faiz o melhor da vida. Na minha opinião devenos nos previner mais sempre tomando os cuidados necessarios não simplesmente fazendo de tudo sem devido compromisso.
    Aluna: Renata beppler 1º ano I

    ResponderExcluir
  4. Gravides na adoscencia não é um crime,mas muitas pessoas pensão que é.Muitas adolescentes engravidão sedo porque não se previne ou porque o seu parseiro dis que não presisa usar preservativo então acabam fasendo sem
    Aluna:Elena Pereira

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a gravidez na adolescência não é um crime, pois isso é um fato que pode acontecer com qualquer adolescente independentemente da classe social, cor ou raça.Más para que isso não aconteça é sempre bom prevenir.
    Aluna: Juliana
    1º ano I

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião a gravides na adolescencia está ficando cada ves mais comum,as meninas comesam a ter relacão sexual muito sedo e com isso que acaba calsando a gravidez na adolescencia.Mais claro que a geavidez na adolescencia não é um crime, porque isso pode acontecer com qualquer adolescente.Mas na minha opinião todos os adolescentes deveriam se previnir para não se tornarem mães sedo de mais.

    ALUNA:FERNANDA CAROLINI RENGEL

    ResponderExcluir
  7. a noticia é interessante pois eu não sabia disso. e tbm interessante, pois não sabia qu o parto prematuro é tão perigoso para os bebes. o indice é critico pois muitas adolecentes grávidas, e isso pode ser bem prejudicial para as crianças que nascem. e tbm comparado ao numero de jovens e o numero de grávidas isso poderá assustar. pq hoje em dia tudo acontece mais cedo,o adolescentes não pensam como antigamente.e isso faz parte, cada um faz o que qr, depende de si mesmo. Fazer sexo sem compromisso pode fazer parte da vida de uns mais de outros não. cada umtem seu modo de pensar. para aproveitar a vida não só isso, é viver como gosta.
    aluna:loiane cristina 1ºII

    ResponderExcluir
  8. na minha opnião a gravides na adolescencia esta ficando cada vez mais comun,não é mais coisa de outro mundo como antigamemte ,mas tanbem oque adianta os pais brigarem pois oque esta feito tá feito não é verdade!mas um pouco de juiso nnnnão faz mal a nimguem por isso sempre se previna nas suas relações para evitar,pois uma gravides pode mudar sua vida completamente.
    ALUNA:Iára 1°ano II

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que a gravidez na adolescência, é falta de conhecimento, falta de informações, ou meios de previnir a gravidez, muitos tomam coidados outros nem tanto, quando se fala de gravidez na adolecência logo vão julgando as pessoas, todos nós devia mos dar consewlhos, ajudar, por que depois que fez a besteira não d para voltar atrás a unica coisa a fazer é cuidar para isso não ocorrer novamente.

    Aluna

    ResponderExcluir
  10. Gravidez na adolecencia não é algo muito desejado, engravidando nessa idade acaba afastando a adolecente de estudos, e de certas diversoes. nem sempre é culpa da adolecente, muitas vezes o parceiro diz que preferesem, ou os pais nao a intruiram direito. Os indices de gravidez na adolecencia tem aumentado poque na minha opinião os jovens estão mais despreocupados com a vida, querem curtir, e por isso muitas vezes se preocupam com as consequencias. Não é so com sexo que curtimos a vida. Na minha opinião a nossa vida deve ser mais planejada, devemos nos cuidar e se previnir sempre para nenhum inprevisto acontecer e prjudicar o nosso futuro.

    Micheli Bourdot 1º ano2

    ResponderExcluir
  11. Gravidez na adolescência não é crime. Só passa a ser um ato irresponsável se ocorreu porque não tomou os devidos cuidados. Quem sabe, o número de adolescentes grávidas estão aumentando porque os jovens estão tendo relações sexuais mais cedo, ou também porque são estão se protegendo como deveriam. A cegueira nos bebês é uma causa da gravidez precose. Por isso, se cuidem minhas companheiras! Penso que curtir a vida não é só fazer sexo, mas também, fazer com quem ama e se protegendo. E não é só essa forma de curtir a vida mas sim, várias outras saudáveis para o corpo e a alma.
    Aluna: Tainara Cristina de Souza
    1º ano noturno

    ResponderExcluir
  12. na minha opiniao esse indice é muito grande e tem tendencia de crescer cada vez mais por que os adolecentes estao iniciando sua vida sexual cada vez mais sedo e nao pemsam no futuro somente no agora e muitas vezes fazem sexo sem nenhum tipo de proteçao e nao pemsam nos posiveis danos que podem causar a sua vida e a seus possiveis filhos que tem chance cada vez maior de nascer com problemas e as vezes sem pai.
    Aluna:Luana Prim.

    ResponderExcluir
  13. A gravides na adolescencia é uma grande falta de responsabilidade tanto o homem quanto a mulher. Existem tantos metos de previnição contra a gravides alguns metos são a camisinha o anticonsepcional a vacina etc.Todos os casais deveriam se cuidar para não houver gravides indesejada.

    Aluna;Aline
    1ano noturno

    ResponderExcluir
  14. Os adolecentes do século XXI, estão tendo suas relações precossemente por motivos de convivios do nosso dia a dia sendo influenciados por pessoas de má 'fama', assim podendo usar de seu corpo para obter dinheiro, um lugar melhor entre a sociedade atual etc.
    Aproveitar a vida não é fazer sexo sem compromisso pois em todos os nossos atos devemos ter respossabilidade e saber viver em harmonia com si mesmo.

    By:Julio Scheidt

    ResponderExcluir
  15. é de fato uma notícia verdadeira,os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo por que hoje eles ja tem muita liberdade e acabam conhecendo pessoas mais velhas que vão estimulando a vida sexual.E hoje fazer sexo sem compromisso não é aproveitar a vida pois você pode se contaminar ou até mesmo ter uma gravidez na adolecencia.Por isso fazer sexo siguro é uma obrigação de todos.
    claudiana

    ResponderExcluir
  16. De fato é uma notícia verdadeira por que hoje em dia os adolecentes estão entrando no mundo do sexo e da prostituição bem mais cedo, decorrentes de má influencia na rua, em casa, na escola... e em toda a sociedade.

    Dauana

    ResponderExcluir
  17. Achei a noticia interessante, e nao sabia desse fato. Muitos adolescentes apesar do indice ter diminuido estao engravidando, a maioria por falta de responsabilidade ou de conversa com os pais. Algumas adolescentes iniciam a vida sexual por influencia de amigas que ja perderam a virgindade e tambem por falta de conversa em casa. Acho que aproveitar a vida é dançar brincar conversar se divertir com os amigos e nao fazer sexo sem compromisso.cada um sabe o q faz e informação não falta todos temos conciência do que fazemos!!!
    ASS:Ivana Beppler

    ResponderExcluir
  18. A gravidez na adolecencia é um ato muito irresponsável porque hoje em dia a muitos metodos para fazer com que isso não aconteça como camisinha e o anticoncepcional gravidez na adolecencia acaba prejudicando a jovem pelo motivo de seu organismo não estar preparado para receber um bebê assim causando sua morte hoje em dia tudo aconteçe mais cedo porque as coisas são mais facil de aconteçer como os pais dão mais liberdade para as meninas e os meninos fazendo que isso aconteça cada vez mais cedo, a vida pode ser aproveitada de muitas meneiras mais sexo sem compromiso não é a melhor maneira de aproveitar a vida porque depois disso você pode prejudicar sua saúde e ter que parar de aproveitar a vida então pense bem antes de cometer um erro como esse.
    Aluna: Gabriela d. Gandin
    1 ano noturno

    ResponderExcluir
  19. Hoje em dia as jovens estão tendo filhos mais cedo por falta de responsabilidade, por começarem as relações sexuais antes, ou por pensarem que "comigo não acontece isso".aproveitar a vida pode até ser fazer sexo, mais com responsabilidade ecom amor."quem se ama se cuida"já diz a frase.muitos jovens não pensam nas consequÊncias de seus atos e pensando em "curtir" acabam engravidando e depois se arrependendo.
    Taismara

    ResponderExcluir
  20. Ola, a minha opiniao sobre o texto e que esta falando a verdade pois as adolescente estao engravidando muito cedo.Pois eu acho que hoje em dia muitas adolescente sofrem porque elas querem ser mae mais cedo onde gira um fato mais falado entre as pesoas.Eu acho que hoje em dia elas acham se fazer sexo mais cedo talves elas se sente mais mulher.Na verdade eu acho aproveitar a vida nao e so fazer sexo e curtir a vida de outro jeito nao apenas so isso.

    ASS;Valesia.

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que os adolescentes estão iniciando seus relacionamentos sexuais mais cedo por que os pais desses adolescentes tem muito poucas converssas sobre o assunto,poucos pais dão conselhos para seus filhos.
    Para aproveitar a vida não é preciso faser sexo sem compromisso,tem muitas opções para aprovitar a vida,muitas dessas adolescentes iniciam a vida sexual por causa das amigas etc. que ja fiseram alguma ves e dis para a amiga que é bom e divertido etc.

    Aluno:Jefersson

    ResponderExcluir
  22. A gravidez na adolescência esta ocasionando o nascimento de bebês prematuros, antes do tempo, e isso esta ocasionando o mau formamento do bebê ou seja eles estão nascendo com a segueira.A gravides precosse esta afetando bebês por talvez pais e mães não estarem se pravenindo, com tantos cuidados q podem se tomar muitos adolescentes estão engravidando muito cedo, e essa gravidez na adolecência esta trasendo serios riscos de vida aos bebês.
    Tudo esta ocorrendo porque adolecentes estão tendo relações e não tão tendo os devidos cuidados.E hoje em dia os jovens só pessam em fazer sexo sem compromisso, mas só por prazer.Precisa-se ter muita responsabilidade antes de fazer qualquer coisa para outras pessoas como por exemplo bebes pessoas inocentes não sofrerem qualquer tipo de consequência.
    Aluna:Gisele Vermohlen 1º ano noturno.

    ResponderExcluir
  23. A notícia é muito importante, pois alerta os adolescentes a se previnir antes de ter relações sexuais e assim previnindo agravidez precoce.Porque a gravidez precoce traz muitos riscos para a adolente e para o bêbe.Porque as trnsforções dos orgãos sexuais da mulher está ocorrendo muito cedo.Claro que não porque fazer sexo sem compromisso não é aproveitar a vida e ssim acabar com a sua vida.Aluno:ROBSON MARIAN.

    ResponderExcluir
  24. A gravidez na alecencia esta aumentando cada vez mais,e
    isso acontece porque os adolecentes não penção para frente,não dam bola para os preservativos e a maioria dos adolecentes que engravidam mais cedo,é que tauvez estão no mundo das drogas ou não estão junto com os pais ou não estam na escola.algus adolecentes escon-
    dem a gravides dos seus pais amigos e quem fais isso acaba fazemdo um aborto. Aluno:Carlos pinheiro

    ResponderExcluir
  25. Oi.Pra mim o texto é inportante pois hoje os jovens só pensam em sexo e não aproveitar a vida isso é uma enorme resposabilidade não é fazer e não assumir as comsequecias .Pra mim aproveitar a vida é curtir mas com resposabilidade é não so fazer sexo...

    ASS:ADAIANA

    ResponderExcluir
  26. Na minha opinião gravidez na adolescencia não é mais um fato assustador como ja foi em antigamente, hoje em dia os jovens tem cada vez mais informações e mais métodos para evitar uma gravidez endesejada.
    Aluna. Isabella

    ResponderExcluir
  27. Achei a noticia interessante, e não sabia que isso poderia acontece4r. Gravidez na adolecencia nao é um crime, mais sim um ato de inrresponsabilidade. Eu acho que os adolecentes etao iniciando a vida sexual mais cedo por uma questao de opiniao, pois cada um sabe das coisas que faz e sabe de todas as consequencias. Aproveitar a vida nao é fazer sexo sem compromisso, mais sim realizar sonhos, brincar sair dançar e se for pra fazer sexo que seje com, responsabilidade.
    By: Marina.

    ResponderExcluir
  28. na minha opinião a gravidez vem aumentando o numero de adolecentes gravidas.Asveses não é por causa de não ter informacão asveses é por vontade propria.

    ResponderExcluir
  29. Na minha opinião, a gravidez na adolecencia vem aumentando não por falta de imformação mas sim por falta de responsabilidade.
    ALUNA:MAIARA HOFFMANN HEINZ

    ResponderExcluir
  30. EU ACHO QUE A NOTICIA E INFORMATIVA E INTERRESANTE POIS INFORMA OS JOVENS QUE A GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA TRAZ RISCOS A SÚDE DO BEBE.
    ALUNO= JEAN KNISS

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que essa noticia ela é verdadeira , pois muitas pessoas ,ou melhor os adolescentes devem pensar mais se eles querem mesmo um filho ,e pensar nos riscos que tem para eles e para seu filho um desses problemas é a cequeira causada pelo nascimento prematuro.
    Mauricio Hilleshein
    1ano

    ResponderExcluir
  32. Eu acho que os adolecentes deverian de cuidar mais para, não se arrenpender no seu futuro, pois ele pode se muito ruin, por isso é melhor pensar antes de fazer alguma coisa.
    aluno;Leonardo scherer

    ResponderExcluir
  33. Eu acho que na adolecentes deveria de cuidar um pouco maisnpara se previni no futuro não se arepemder.
    ALUNO: Léo Romario linhares

    ResponderExcluir
  34. Eu acho que as mulheres devem engravidar só quando se sentem prontas para engravidar.
    ass;Rodrigo fuck

    ResponderExcluir
  35. Eu acho que cada adolesente devia de se previnir com preservativos.E que elas devian de se cuidar melhor por que voce pode perder muitas coisas legais que acontece nesse periodo
    ALUNA;Claudia

    ResponderExcluir
  36. eu acho que a gravidez na adolescencia está acontecendo pela falta de estudo dos adolescentes

    ResponderExcluir
  37. Bem, em primeiro lugar a gravidez na adolescência não é nenhum crime, o que é mais crime é ser irresponsável hoje em dia há tantos métodos para se prevenir, eu acho que falta um pouco de diálogo com os pais pois muitos pais são a moda antiga e tem vergonha de falar com seus filhos pois acham que isso as impulsionam mas não é assim a vida é longa temos muitos tempo pela frente...
    Fabiana Aparecida Martins 1ª ano I

    ResponderExcluir
  38. na verdade a gravidez na adolescência não é nem um crime é apenas irresponsabilidade dos adolescêntes,crime é essa pessoa irresponsável abortar essa criança isso sim é crime

    Aluno Júlio de Oliveira Costa
    1° ano noturno

    ResponderExcluir
  39. Eu acho que a gravidez na adolescência acontece porque quase todos eles tem falta de aprendizagem.
    aluno;juliano Marian

    ResponderExcluir
  40. Porque as adolescênte não se previne.
    Alexandre Schvamchach

    ResponderExcluir
  41. eu acho que as mães deveriam faser o "pré-natal" tudo serto para não aver complicações depois.
    ALUNO:Edilson 1ºano1

    ResponderExcluir
  42. eu acho que tudo isso depende do entendimento dos adolescentes porque se eles estiverem bem informados sobre a prevenção não acontece a gravidez na adolescencia.

    ResponderExcluir